31 de julho de 2007

Folhas de videira



Esta é uma bem típica e conhecida finger food que se degusta na Grécia e na Turquia. Também existem variantes desta receita - composta por arroz, frutos secos, ervas e especiarias envoltos em folhas de videira - no Líbano e na Síria. Estes bonitos e deliciosos pacotinhos costumam ser servidos frios como entrada ou petisco e acompanhados com molho de iogurte. Quem viver numa região que produz vinho - é o meu caso - pode confeccionar a receita com folhas de videira frescas. Senão, encontram-se folhas de videira pré-cozidas de conserva em lojas árabes ou delis.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 cebola grande picada finamente
- 100 g de arroz carolino
- 50 g de passas de uva
- 30 g de pinhões
- 1 pitada de canela em pó
- 3 colheres (sopa) de hortelã fresca picada
- sumo de 2 limões
- 7 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta
- 30 folhas de videira grandes e tenras

Molho de iogurte

- 1 iogurte natural
- 5 folhas de hortelã picadas finamente
- 1 haste de coentros frescos picada finamente
- 5 hastes de cebolinho picadas finamente
- sal & pimenta

Preparação

Refogar a cebola picada até ficar transparente em 3 colheres (sopa) de azeite. Juntar o arroz, as passas de uva, os pinhões, a canela e a hortelã picada. Cozinhar até o arroz se apresentar translúcido, mexendo com frequência. Temperar com sal e pimenta. Regar com 1/4 l de água a ferver e deixar cozer até o arroz absorver todo o líquido.

Entretanto, lavar muito bem as folhas de videira e eliminar os caules. Mergulhar as folhas por 2-3 minutos em água a ferver. Escorrer, passar por água fria e escorrer novamente. Deixar secar sobre um pano de cozinha.

Colocar as folhas de videira na bancada, com a parte brilhante virada para baixo. Distribuir uma colher (chá) de preparado de arroz por cada folha. Dobrar as bordas e enrolar em forma de charutinhos, apertando bem para ficarem fechados.

Colocar os pacotinhos sem os sobrepor, com as dobras viradas para baixo e bem apertados uns contra os outros, numa frigideira de bordas altas ou numa panela grande. Regar com o sumo de 1 limão, o azeite restante e 1 dl de água a ferver. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume muito brando por 40 minutos, sem virar.

Retirar os pacotinhos da frigideira e deixar arrefecer por completo. Reservar no frigorífico até ao momento de servir. Preparar o molho: bater muito bem todos os ingredientes e reservar no frigorífico.

Antes de servir, regar as folhas de videira com o sumo de limão restante. Decorar com hastes de hortelã, 1 pau de canela e rodelas de limão. Acompanhar com o molho à parte.

Passa de uva : Uva passa - Pinhões : Pinoles - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino - Coentros frescos : Cheiro verde - Cebolinho : Ciboulettes - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira

11 comentários:

  1. Adoro o template novo e a imagem. POr um lado é vermelho e picante, por outro lado a ordem dos chilois faz lembrar um azulejo (às tantas já existe há séculos e só agora é que reparei...desculpa, é o bloglines!)

    ResponderEliminar
  2. Elvira adorei esta receita n�o se importa que eu fa�a.um beijo Nat�rcia...

    ResponderEliminar
  3. Claro que não me importo, querida Natércia! Até ficarei feliz por isso. Este blog é mesmo para compartilhar... :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Elvira, que linda foto! Meus pais são fãs desse prato e minha mãe já me fez parar o carro num terreno baldio para pegar folhas de uva, acredita??? Ela faz com folhas de repolho quando não há folhas de videira.
    Beijos e ótima semana!

    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro esses charutinhos mas aqui é difícil encontrar as folhas de videira. Beijo.

    ResponderEliminar
  6. As folhas de videira são pouco usuais na nossa cozinha. Gostei, parece óptima.

    ResponderEliminar
  7. Olá Elvira =)
    Obrigado pela visita, seja sempre bem vinda! Esta sua receita deixou-me curiosa!!! =P

    ***

    ResponderEliminar
  8. elvira, provamos certa vez num restaurante egípcio, mas achamos as folhinhas meio amarguinhas. Será que são sempre assim?

    ResponderEliminar
  9. Querida Agdah, se calhar, o chefe desse restaurante abusou no limão... :-)

    ResponderEliminar
  10. Elvira, que delícia! Os charutos são muito populares aqui, e para comer com folhas de uva eu vou no habbib's um restaurante fast food árabe aqui, então fazemos só com folhas de repolho, eu nunca vi folhas de uva para vender... uma pena!

    ResponderEliminar
  11. Minha querida, o teu blog é uma fonte de receitas maravilhosas!
    Que maravilha!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !