3 de abril de 2007

Sopa de abóbora com couve e chouriço



Todos os que costumam frequentar este meu cantinho sabem que gosto de sopa. A sopa alimenta, tem geralmente um sabor delicioso e é a melhor aliada da nossa saúde (e da nossa dieta). Além do mais, sabe muito bem quando a Primavera fica caprichosa, como é o caso este ano... Mais uma receitinha bem rústica e saborosa, à moda da Beira Interior...

Ingredientes para 4-5 pessoas

- 600 g de abóbora
- 1 cenoura grande
- 400 g de batatas
- 200 g de couve cortada em tiras
- 1 cebola
- 1 chouriço de carne
- 4 colheres (sopa) de azeite
- salsa picada q.b.
- sal

Preparação

Descascar a abóbora, a cenoura, as batatas e a cebola. Cortar tudo em pedaços, lavar e escorrer.

Levar ao lume 1,5 l de água e deixar ferver. Acrescentar o azeite. Juntar os pedaços de batata, de cenoura e de cebola. Cozinhar por 10 minutos e adicionar os pedaços de abóbora. Temperar com sal e cozinhar por mais 10-15 minutos.

Remover a pele do chouriço e cortá-lo em rodelas. Reservar.

Triturar a sopa fora do lume com o auxílio de uma varinha mágica ou de um liquidificador. Colocar novamente a sopa no lume.

Juntar as tiras de couve e as rodelas de chouriço. Cozinhar por mais 10 minutos. Rectificar os temperos e polvilhar com salsa picada à gosto. Servir de imediato.


Chouriço
: Lingüiça portuguesa

8 comentários:

  1. Pois é, este nosso hábito da sopa é muito saudável...
    Eu vou-me convertendo muito lentamente. Tinha interiorizado desde pequena que não gostava de sopas e sobretudo que não as sabia fazer, claro!
    Agora, pouco a pouco vou apreciando..mas ainda me fico pelos cremes...é uma vergonha, não é? :)

    ResponderEliminar
  2. Sopa com abóbora é coisa que não posso fazer,pois os meus filhos reclamam logo.
    contudo, não se passa nenhuma refeição sem uma sopa,por muito cremosa ou simples que seja.
    Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  3. Então, especialistas de sopa, que tal postarem uma boa sopa de feijão encarnado com repôlho e assim... precisava de uma receita que fosse mesmo boa, a ver se é "a tal" que me está na memória...:)!

    ResponderEliminar
  4. Esta sopa tem uma cor linda ! Voce que morou por aqui, poderia me dizer por favor, se existe couve na França ? Nunca vi e adoro colocar couve na sopa !

    ResponderEliminar
  5. Sim, querida Bia. Existem todos os tipos de couve em França: manteiga, coração-de-boi, repolho, chinesa, etc. Geralmente encontrams-se à venda nos mercados, comerciantes de frutos e legumes, supermercados...

    Um beijão.

    ResponderEliminar
  6. obrigada Elvira ! Pois eu tenho dificuldade de encontrar a couve manteiga, se tem vou continuar a procurar ate encontrar ! bjs

    ResponderEliminar
  7. Desculpe, mas como se diz "couve-manteiga" em Francês ? Pode ser "chou cavalier" ? Nao encontro em Paris... obrigada pela resposta :-)

    ResponderEliminar
  8. Em francês, "couve manteiga" diz-se "chou vert feuillu". De facto, essas couves - assim como as portuguesa ou galega - não são muito comuns em França. Todavia, é possível compra-las nos mercados ("marchés") onde costuma quase sempre haver bancas que vendem especialidades portuguesas.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !