23 de abril de 2007

Borrego à moda de Vale Travesso



Já no mês passado, a querida Paula - Um cantinho na Cozinha - desafiou-me para participar numa iniciativa que ela criou chamada Sabores da minha Terra. O desafio consiste em confeccionar um prato típico da nossa terra, colocar a fóto e a receita no blog e passar a "batata quente" para duas outras pessoas, autoras de blogues de culinária.

Pensei longamente em qual era o prato mais representativo da minha terra... Parece-me que é este delicioso borrego à moda de Vale Travesso, uma pequena freguesia do concelho de Ourém que fica bem perto de onde moro...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de borrego (mão ou perna) cortado em pedaços
- 4 dentes de alho esmagados
- sal & pimenta
- 2 colheres (sopa) de pimentão doce em pó
- 2 folhas de louro partidas em pedaços
- vinho branco seco q.b.
- 1 cebola grande picada
- 4-5 hastes de salsa
- 800 g de batatas cortadas em cubos
- 3 colheres (sopa) de azeite
- salsa picada q.b.

Preparação

Colocar os pedaços de borrego num alguidar de barro. Juntar os dentos de alho, o pimentão doce, as folhas de louro, as hastes de salsa, sal e pimenta. Regar com aproximadamente 3 dl de vinho branco. Envolver muito bem e cobrir. Deixar marinar no frigorífico de um dia para o outro, mexendo de vez em quando.

No dia da preparação, aquecer o azeite numa panela de barro. Adicionar a cebola picada e refogar até alourar. Juntar os pedaços de borrego e regar com a marinada. Levar a ferver.

Cobrir com uma tampa e deixar estufar em lume brando por 1h30. Adicionar um pouco de vinho branco ou de água durante a cozedura se isso for necessário.

30 minutos antes do final da cozedura, acrescentar os cubos de batata. Rectificar os temperos e terminar a cozedura. Polvilhar com salsa picada à gosto e servir de imediato, na própria panela.

Agora, desejaria conhecer um prato típico da terra da Fátima [100% Açúcar] e outro da terra da Geórgia Maria [Vida Prática]...

Borrego : Cordeiro - Pimentão Doce : Paprika
Pimenta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira

7 comentários:

  1. Obrigada pelo "convite"....vou ter é de pensar um bocadinho....
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Que bom Elvira! Fico contente por ter aderido à iniciativa.
    Gostei muito da receita.

    ResponderEliminar
  3. Elvira como eu gostaria de ser sua visita! risos

    ResponderEliminar
  4. Elvira adorei esta receita de cordeiro, sabe que no sul do Brasil, na terra da minha mae tb se fala borrego ! bjs e boa semana !

    ResponderEliminar
  5. Eu bem gostaria que a Eliana fosse visita minha frequente! :-)

    ResponderEliminar
  6. Elvira, adorei ser sua convidada, vou providenciar um prato típico e postarei a seguir. Bjs. :o)

    ResponderEliminar
  7. Faço muitas vezes este borrego na zona de ourem e a primeira vez que o confeccionei foi em Vale Travesso adoro borrego comer e confeccionar

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !