17 de janeiro de 2007

Almôndegas de porco com especiarias




O meu marido ofereceu-me recentemente um livro* muito bonito sobre culinária asiática. Ambos partilhamos uma paixão pela Ásia, um continente fascinante onde já estivemos a viver e a trabalhar. Quando a saudade aperta, pego no wok e cozinho alguma coisa que nos relembra esses tempos, como estas almôndegas exóticas, perfumadas e levemente picantes cuja receita vem de China...

Ingredientes para 4 pessoas

- 450 g de carne de porco magra
- 2 chalotas (ou cebolinhas roxas)
- 2 dentes de alho
- 1 colher (chá) de sementes de cominhos
- 1/2 colher (chá) de malagueta em pó
- 25 g de pão ralado
- 1 ovo batido
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 lata de tomate picado (400 g)
- 1 colher (chá) de molho de piri-piri
- 3 colheres (sopa) de molho de soja
- 1 lata de rebentos de bambu laminados
- 3 colheres (sopa) de coentros picados

Preparação

Picar a carne juntamente com as chalotas e os dentes de alho. Transferir o preparado para uma tigela. Juntar as sementes de cominhos, a malagueta em pó, o pão ralado e o ovo batido. Misturar muito bem. Moldar bolinhas de preparado, pressionando entra as palmas das mãos para as almôndegas não se esfarelarem durante a cozedura.

Aquecer o óleo num wok (ou numa frigideira funda). Adicionar as almôndegas e dourá-las de todos os lados por 5 minutos. Retirar as almôndegas do wok. Reservar.

Juntar os tomates picados e os rebentos de bambu previamente lavados e escorridos ao óleo restante no fundo do wok. Temperar com os molhos de piri-piri e de soja. Deixar levantar fervura. Juntar as almôndegas reservadas e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por 15-20 minutos.

Polvilhar com os coentros picados e servir de seguida. Acompanhar com arroz branco.


Rebentos de bambu : de sabor neutro e adocicado, encontram-se à venda cozidos e enlatados em qualquer loja chinesa de alimentação.


* O Livro completo do wok - Ed. Centralivros

5 comentários:

  1. Perfeito Elvira! O meu pai faz um prato com um molho parecido, mas não com almôndegas, faz com tirinhas de carne. Tenho de experimentar esta!!!

    ResponderEliminar
  2. Essa panela está me perseguindo...tenho que comprá-la imediatamente! bjs

    ResponderEliminar
  3. Elvira eu gostei da receita das almôndegas, porque a carne é picada né?! Pois aqui no Brasil é proíbido moer carne de porco nos açougues, então ou usa o processador ou não faz a receita. Dessa maneira que está ai fica bem mais facil.

    ResponderEliminar
  4. Querida Eliana: carne picada, em português de cá, é carne moída em português de aí. :-)

    ResponderEliminar
  5. OLÁ eLVIRA
    O meu marido não come nada quanto seja comida oriental. Mas eu e os meus filhos adoramos. Só que nunca me atrevi a fazer nada em casa.
    Mas estou tentada a experimentar a receita das almôndegas.Primeiro vou às compras.
    beijinhos
    boas receitas

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !