8 de setembro de 2006

Carne de porco com cominhos



Uma variante muito saborosa da tradicional carne de porco à portuguesa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 800 g de carne de porco cortada em cubos
- 4 dentes de alho amassados
- 2 dl de vinho branco
- 1 colher (sopa) de massa de pimentão
- 1 chouriço de carne pequeno cortado em rodelas
- 1 folha de louro
- 1 colher (chá) de cominhos
- 900 g de batatas
- 50 ml de azeite
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- óleo para fritar
- sal & pimenta

Preparação

Levar os cubos de carne a marinar com os alhos amassados, a massa de pimentão, as rodelas de chouriço, o louro, o vinho branco, os cominhos, sal e pimenta. Misturar muito bem e cobrir com película aderente. Deixar repousar no frigorífico por pelo menos 30 minutos.

Descascar e lavar as batatas. Cortar em cubos e fritar em óleo quente. Escorrer sobre papel absorvente. Temperar com sal fino e pimenta. Reservar.

Remover os alhos da marinada. Alourar os cubos de carne e as rodelas de chouriço no azeite previamente aquecido. Juntar a marinada e cozinhar em lume brando até a carne ficar bem cozida.

Juntar as batatas fritas e envolver. Rectificar os temperos e polvilhar com a salsa picada. Servir de seguida.

3 comentários:

  1. Olá! vim aqui conhecer seu blog, delicioso demais e acho uma receita de Bauru??!!! Pois sou daqui da cidade de Bauru mesmo e a receita está certinha, o que e uma supresa boa! Por aqui, costuma-se comer sanduíches de queijo, presunto e tomates, com nome de Bauru. Virei aqui semrpe e já anotei umas receitas, quantas delícias!!!
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida Elvira!
    Vim aqui cuscar as tuas receitas de porco pois amanhã tenho aqui o almoço de Reis e queria uma coisa fantástica e vi esta rua receita... vou adoptá-la para o almoço de amanhã, dás-me autorização?
    Depois mostro as fotos.
    Também daqui vou dar um saltinho à tua sapateira pois "sobraram" duas do Ano Novo e tenho de lhes dar uso, senão... estragam-se.
    Milhões de beijinhos doces, desta amiga que te admira e estima muito.
    Carmen

    ResponderEliminar
  3. Claro, querida Carmen! :-)

    Tira o que mais te apetecer (é uma honra para mim). A minha cozinha é a tua cozinha.

    Beijocas.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !