17 de abril de 2006

Gratin dauphinois



O "gratin dauphinois" é um clássico da culinária francesa tradicional. Trata-se simplesmente de batatas gratinadas no forno geralmente servidas como acompanhamento de carnes ou de aves assadas. Um prato de realização muito simples, todavia saboroso e requintado.

Ingredientes para 6 pessoas

- 1 dente de alho descascado
- 1,5 kg de batatas
- 50 cl de natas
- noz-moscada em pó
- sal & pimenta moída na altura
- manteiga

Preparação

Pré-aquecer o forno a 210ºC. Cortar o dente de alho em duas metades. Esfregar uma assadeira com o alho e untar com um pouco de manteiga. Laminar o alho e distribuir pelo fundo da assadeira.

Descascar as batatas e limpá-las com um pano. Cortar as batatas em rodelas muito finas.

Distribuir uma camada fina de rodelas de batata no fundo da assadeira. Temperar com um pouco de sal, pimenta e noz-moscada. Espalhar natas por cima. Repetir a operação com as batatas restantes. Terminar com natas. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada.

Levar a cozer no forno por 30 minutos, a 210ºC. Baixar a temperatura do forno para 180ºC e cozinhar por mais 30 minutos. Servir de seguida.

Nota : este prato também pode constituir uma refeição completa se alternar as camadas de batata com fatias finas de fiambre ou de bacon fumado.

1 comentário:

  1. Olá! já tenho feito com bacon e com fiambre e da ultima vez acrecentei alho francês, ficou mto bom....a foto abriu o apetite....tenho de ver se faço novamente!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !