14 de fevereiro de 2006

Mexilhão com aipo



Uma receita muito saborosa, inspirada pela culinária tradicional belga. Este prato de mexilhões serve-se como entrada ou petisco, mas dobrando as doses de ingredientes e acompanhando com batatas fritas, à maneira belga, também pode constituir uma refeição completa.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1,5 kg de mexilhão galego
- 2 dl de água quente
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 pé de aipo com rama cortado em pedaços
- 4 pézinhos de salsa
- 2 dl de vinho branco seco
- 1 chalota (ou 1 cebola) picada
- 1 dl de caldo de peixe
- sumo de 1/2 limão
- sal & pimenta

Preparação

Levar a água a ferver numa panela com o alho, a folha de louro, o aipo, metade da salsa, sal e pimenta. Juntar o mexilhão e tapar a panela.

Logo que o mexilhão começar a abrir, retirá-lo do caldo com o auxílio de uma escumadeira e reservar. Filtrar o caldo e reservar.

Levar o vinho branco a ferver com a chalota picada até reduzir para metade. Juntar o caldo de cozedura filtrado e o caldo de peixe. Adicionar o mexilhão reservado e polvilhar com a salsa restante picada. Borrifar com o sumo de limão e servir de seguida.

Nota: pessoalmente, gosto do mexilhão quase ao natural, mas para dar a esta receita um toque mais tipicamente belga ainda, pode-se acrescentar-lhe um fio de natas e 60 g de manteiga antes de servir.


Pé de aipo com rama

1 comentário:

  1. Elvira, que bom deve ser!...

    Quando passei férias em Viana do Castelo enchi a barriguinha de mexilhões galegos, do melhor! Eram enormes e suculentos, que saudades!!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !