14 de novembro de 2010

Alcatra de javali



Este prato é o resultado de uma fusão ilhas-continente, pois não existem javalis no nosso arquipélago - pelo menos que eu saiba. O belo pedaço de carne que aqui foi usado é parte de um bicho imponente caçado nos arredores de Évora pelo nosso tio alentejano Fernando e que nos foi gentilmente oferecido pela minha sogra, devidamente congelado e embrulhado para aguentar a viagem de avião até à ilha Terceira na bagagem do meu marido. Este "tráfico" familiar - e divertido - de bens alimentares perecíveis entre os Açores e Portugal continental tem sido uma constante das nossas viagens transatlânticas. No Verão passado, o João levou consigo uma mochila térmica cheia de cracas - um molusco típico dos Açores - para dar a provar aos pais que vivem no litoral alentejano, por exemplo. Já para não falar de cruzamentos intensivos por cima do oceano de queijos, frutas, ervas aromáticas frescas, etc. Quando tomei posse do apetecível pedaço de javali, não tive de pensar muito pois pareceu-me uma evidência cozinha-lo como se fosse uma alcatra de carne, o ex libris culinário da minha ilha. E, de facto, não podia resultar melhor. Assada lentamente no alguidar de barro tradicional com vinho de cheiro e especiarias típicas, a carne forte e escura de javali ficou extremamente saborosa e tenra. Uma pura delícia até...!

PS : já agora, aproveito para informar os meus queridos visitantes que terei de me deslocar para várias ilhas - em trabalho - durante as três próximas semanas. No entanto, não terei disponibilidade para alimentar o blogue. Até breve, com mais vivências e receitas, claro!

Ingredientes para 4 pessoas
  • aproximadamente 1,3 kg de carne de javali, com algum osso e gordura
  • 1 colher (sopa) de banha de porco
  • 50 g de chouriço de carne cortado em palitos
  • 2 cebolas grandes cortadas em meias-luas
  • 4 dentes de alho, esmagados
  • 1 folha de louro grande
  • 1 pé de alecrim
  • 1 colher (sobremesa) de grãos inteiros de pimenta da Jamaica
  • 2 cravinhos
  • 2 cenouras cortadas em rodelas
  • 1 l de vinho de cheiro (morangueiro)*
  • 1 colher (sobremesa) de sal grosso marinho
* ou outro vinho tinto aromático e encorpado



Preparação

Untar um alguidar de barro não vidrado com a banha. Reservar.

Cortar a carne de javali em pedaços grandes, sem remover a eventual gordura. Colocar os ossos no fundo do alguidar e cobrir com os pedaços de carne.

Juntar os palitos de chouriço, as rodelas de cenoura e as meias-luas de cebola. Adicionar a pimenta da Jamaica, os cravinhos, o pé de alecrim inteiro e a folha de louro. Temperar com o sal.

Cobrir com o vinho de cheiro (reservar o que sobrar). Cobrir o alguidar com duas folhas de alumínio alimentar, fechando bem.

Levar ao forno - sem pré-aquecer - por 3 horas, a 190-200ºC. Desligar o forno e deixar arrefecer dentro do forno desligado de um dia para o outro.

No dia seguinte, verificar que o prato tem molho suficiente para não secar - se isso for necessário, acrescentar mais um pouco de vinho - ou de água - e rectificar os temperos.

Voltar a cobrir o alguidar com o alumínio e ligar o forno a 190-200ºC. Deixar aquecer por mais 1 hora. Remover o alumínio 20 minutos antes do final da cozedura para a carne tostar e o molho apurar.

Retirar o alguidar do forno e deixar repousar por 5-7 minutos antes de servir. Acompanhar com massa doce (massa sovada, pão doce...) ou pão rústico - à moda da Terceira, ou com arroz, batata cozida ou ainda massa - à moda continental.

Chouriço : Lingüiça portuguesa - Arrefecer : Esfriar - Massa : Macarrão - Massa doce : Pão doce típico dos Açores, comparável ao "brioche" francês

13 comentários:

  1. Nunca comi javali, fiquei curiosa, tem bom aspecto.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro o sabor da carne de javali. Assim, nunca experimentei, mas parece-me muito agradável a cozedura lenta nesses sabores! :)
    Bom trabalho querida, boas viagens e até já! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. nuca provei, e certamente não provarei !!! pois não gosto de javali, mas de certeza que o marido iria adorar !!! que ao contrário de mim , adoraaaaaaa, vou guardar a receita, para, numa ocasião fazer uma surpresa. obrigada.

    bjkas e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Já fiz javali e adorei. É uma carne deliciosa. Esta tua alcatra deve ficar óptima :)
    Boa viagem!

    ResponderEliminar
  5. e uma carn muito boa mesmo ja comi e adorei
    umas boas viagens de trabalho ca et esperamos
    beijocas

    ResponderEliminar
  6. Morro de vontade de experimentar esta carne...E que aspecto bom que ficou...Dispensa cometários.

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Os pratos típicos são sem dúvida uma surpresa a nivel de sabores e aromas. Imagino que o aroma e sabor desta Alcatra deve ser de inundar de ficar na memória.

    Boa sugestão.

    Rita

    http://bembons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Só para lhe informar que lhe enviei um dardo

    http://catanadanacozinha.blogspot.com/2010/11/lancamento-de-flech-cofcof-de-dardos.html

    ;)

    ResponderEliminar
  9. Uma verdadeira delicia este blog!
    Parabéns pelo bom gosto

    ResponderEliminar
  10. fala em vinho de cheiro OU outro vinho aromático e encorpado. Isto quer dizer que o vinho de cheiro é aromático e encorpado? eu nunca o bebi mas já ouvi dizer que não se consegue beber. o que é que acha a Elvira, recomenda?

    ResponderEliminar
  11. ¡Qué deliciosa receta! Me la llevo. Saludos.

    ResponderEliminar
  12. Esta alcatra ficou com um aspecto fantástico! Imagino o cheirinho... :) beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !