7 de outubro de 2009

Iogurte de araçá



O araçaleiro - o araçazeiro - é uma bonita árvore tropical oriunda da floresta amazónica, muito comum nos arquipélagos dos Açores e da Madeira - e até em zonas litorais de Portugal continental de clima mais ameno. Os araçaleiros proliferam literalmente no meu quintal e estão neste momento a dar muitos frutos. Vermelhos ou amarelos - mas existe também uma variedade de tom roxo escuro, os araçás têm um sabor ligeiramente ácido que se pode comparar ao da goiaba. Gosto de os comer ao natural, mas também se prestam à preparação de sobremesas. Na ilha Terceira, a mais simples e a mais popular é o "iogurte" de araçá. Foi a minha amiga Teresa P. que me deu a provar o tal iogurte pela primeira vez e adorei pois é uma sobremesa não só saborosa como fresca, leve e saudável. Aliás, já a reproduzi em casa...



Ingredientes

- araçás vermelhos e/ou amarelos
- leite gordo ou meio-gordo*
- açúcar branco granulado

* não convém usar leite magro

Preparação

Lavar e secar os araçás. Eliminar as pontas dos frutos e corta-los em rodelas finas.

Dispor uma camada de rodelas de araçá no fundo de uma tacinha de sobremesa. Polvilhar com um pouco de açúcar. Recomeçar o processo até a taça ficar cheia, mas sem chegar até à borda, terminando com açúcar.

Regar com leite até a ultima camada de rodelas de araçá ficar submersa. Reservar as taças no frigorífico durante pelo menos 24 horas. Servir bem fresco.

Nota : o teor elevado de pectina natural contida nos araçás - combinada com o açúcar - é que vai gelificar o leite, dando-lhe a consistência e o sabor de iogurte cremoso. Quanto mais tempo se deixar o preparado a repousar, mais este apresentará uma textura consistente e aveludada - sendo o tempo ideal de repouso de 48 horas ou mais, apesar do "iogurte" ficar bom em apenas 24 horas.





Leite gordo : Leite integral - Frigorífico : Geladeira, refrigerador

12 comentários:

  1. Que Lindo Elvira!!! E as fotos parecem de capa de revista na altura das ferias num paraiso..com alguem que amamos....aii hj estou assim!!!

    ResponderEliminar
  2. E eu que ando as voltas com a araçá desde pequena ainda não tinha pensado nisso!!!
    Fabuloso!
    beijo

    ResponderEliminar
  3. Nao conhecia este fruto. Mas pelas fotos parece que faz uns iogurtes maravilhosos.

    Jocas

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia e até hoje nunca tinha ouvido falar nesse fruto.. Mas deve ser delicioso e o iogurte ficou muito rico e apetitoso!
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Olá Elvira,

    Em casa da minha Mãe há araçaleiros, que por esta altura começam a ficar carregados de araçás. Geralmente são comidos ao natural,usados em saladas de frutas...pouco mais. Adoro comer araçás directamente do araçaleiro!
    Uma receita nova a não perder e um novo destino aos araçás.
    Beijinho

    (Leonor)

    ResponderEliminar
  6. Elvira, simplesmente espetacular!
    Tenho uma história de amor com os araçás desde pequena. Descobri no início do ano frutos em abundância perto da minha casa, na rua... Claro que fui lá matar a saudade.
    Assim que os vir novamente, terei prazer em experimentar sua receita, porque nunca tinha visto algo assim.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. que engraçado!!! provei este fruto pela primeira vez há alguns dias, pois uma amiga minha que é açoreana tem uma árvore no quintal e deu-me alguns para eu provar.
    quando ela me der novamente acho que vou experimentar esta tua receita.

    p.s. é conhecido apenas com este nome? é que me dá a impressão que ela lhe deu um nome diferente, mas o fruto é o mesmo, tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  8. Querida Risonha,

    Pelo menos na Terceira, é mesmo "araçá". Não lhe conheço outro nome.

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  9. Olá, Elvira!
    Estava fazendo uma pesquisa sobre frutas diferentes, e uma delas era araçá, quando encontrei em seu blog esta receita. Espero que você não se incomode de tê-la postado em meu blog (com os devidos créditos, é claro), e assim que a árvore der as frutinhas, com certeza experimentarei!
    Aproveito para ser sua seguidora, pois seu blog é muito legal!
    Saudações cariocas,
    Sandra.

    ResponderEliminar
  10. Já entendi a questão que abordei sobre a receita... Coisas da nossa língua, tão parecida e ao mesmo tempo tão diferente...
    Pode excluir o comentário!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Amiga!

    Beixei o seu link no meu Blog por causa da sua receita com araçãs.
    Eu como us frutos e faço geleia.
    Não sabia desta outra possibilidade e adorei.
    Vivo em Portugal, no Norte, e tenho uma só árvore mas que está coberta de frutos.

    Beijinhos


    PS. Verifique no meu Blog os seus créditos.
    Na casa do Rau

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !