26 de setembro de 2009

Batatas lionesas



Lião - ou Lyon - é uma grande cidade francesa que se tornou famosa pelos seus típicos "bouchons", irmãos provincianos dos "bistrots" parisienses onde é servida uma cozinha autêntica e generosa, de pés bem assentes na terra e nas suas tradições. Esta receita de batatas - simples mas todavia gulosa - é um clássico para acompanhar bifes grelhados...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 700 g de batatas com a pele
- 120 g de manteiga
- 2 cebolas cortadas em meias-luas finas
- 1 dente de alho picado finamente
- sal & pimenta moída no momento
- 2 colheres (sopa) de salsa picada

Preparação

Lavar e escovar muito bem as batatas em água fria corrente. Levar a cozer em água temperada de sal por 7-10 minutos. Escorrer as batatas e corta-las em rodelas médias (+/- 5 mm de espessura).

Derreter metade da manteiga em lume médio numa frigideira grande. Refogar as meias-luas de cebola por aproximadamente 5 minutos, até ficaram tenras e coradas. Juntar o alho e refogar por mais 2 minutos. Retirar as cebolas e o alho da frigideira; reservar.

Colocar 1/4 das rodelas de batata na frigideira e saltear por aproximadamente 4 minutos de cada lado. Repetir o processo com as batatas restantes, acrescentando mais manteiga sempre que isso for necessário.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Distribuir 1/3 das rodelas de batata no fundo de uma assadeira. Temperar com sal e pimenta. Cobrir com metade do preparado de cebola. Repetir o processo com mais 1/3 das batatas, sal, pimenta e cebolas. Terminar com as batatas restantes. Temperar com sal e pimenta.

Levar ao forno por 10-15 minutos, a 200ºC, até as batatas se apresentarem bem douradas. Retirar a assadeira do forno e polvilhar com a salsa picada. Servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Francesa - Ed. Parragon Books (Portugal)

Ver também : Batatas à padeira - Batatas louras


Pimenta : Pimenta do reino

8 comentários:

  1. Elvira, como já tenho dito não sou grande fã de batatas, mas acho que ia gostar muito destas.

    ResponderEliminar
  2. Elvira se puder envie-me o codigo das cozinhas do mundo pois perdi enquanto refrmulava o meu blog. Peço desculpa pelo incomodo mas também não consegui contactá-la através de mail. docestemperos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Hummmmmmmmm....

    Elvira, tente dar um choque térmico nas batatas logo após cozinhá-las. Faz com que o centro fique mais cremosos. abraços

    ResponderEliminar
  4. que saudades que tenho de comer estas batatinhas !


    bjka e bom domingo

    ResponderEliminar
  5. estao uma maravilha e ate bem simples de fazer.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !