23 de março de 2008

Pequenos Fraisiers



O fraisier - nome que tira a sua raiz da palavra fraise (morango) - é um bolo tradicional da pastelaria fina francesa. Costuma aparecer sempre que há um aniversário ou qualquer outra coisa para ser celebrada, como a Páscoa, por exemplo. É o meu bolo festivo favorito entre todos, pois relembra-me a minha infância parisiense. Além do mais é MUITO bom e bonito. Também é o preferido do meu marido. Como o João fazia anos dia 19 de Março passado, resolvi presenteá-lo com uma versão mini de fraisier. Deliciámos-nos, pois ficou tal e qual como nos lembrávamos. A elaboração do bolo pode parecer complicada, mas não o é, bem pelo contrário. Basta um pouco de organização e aros metálicos para a montagem. Usei pequenos para confeccionar fraisiers individuais, mas claro que se pode usar apenas um grande, seguindo exactamente a mesma técnica. Experimente e prepare-se para receber uma chuva de elogios...!

Ingredientes para 6 pessoas

Creme mousseline

- 6 gemas
- 100 g de açúcar
- 1/2 l de leite
- 1 vagem de baunilha
- 50 g de amido de milho (maizena)
- 250 g de manteiga sem sal
- 1 colher (sopa) de aguardente
- açúcar em pó q.b.

Massa

- 6 ovos (gemas e claras separadas)
- 150 g de farinha de trigo
- 150 g de açúcar

Calda

- 50 ml de água
- 75 g de açúcar
- 1 cálice de aguardente

- 100 g de massapão cor de rosa
- 500 g de morangos lavados, arranjados e cortados em metades
- açúcar em pó q.b.

Preparação

1 - Preparar o creme: abrir a vagem de baunilha ao meio no sentido longitudinal e colocar num tacho. Juntar o leite e levar a ferver. Remover a vagem de baunilha e as sementes desta. Filtrar o leite.

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Envolver o amido de milho sem bater. Verter o leite quente em fio, aos poucos, mexendo delicadamente. Transferir o preparado para um tacho e levar ao lume por 2 minutos, sem parar de mexer.

Retirar o tacho do lume e incorporar 1/3 da manteiga, batendo muito bem com uma vara de arames. Deixar arrefecer por completo, polvilhando de vez em quando com um pouco de açúcar em pó para o creme não talhar.

Adicionar a manteiga restante o a aguardente, batendo energicamente. Reservar.

2 - Pré-aquecer o forno a 200ºC. Preparar a massa: bater as gemas com o açúcar até obter um preparado esbranquiçado. Envolver a farinha.

Bater as claras em castelo firme e incorporar delicadamente ao preparado anterior, em duas vezes, sem bater, movimentando a vara de aramas de baixo para cima.

Transferir a massa para duas formas ou tabuleiros forrados com papel vegetal, formando camadas finas. Levar ao forno por 12-15 minutos, a 200ºC. Retirar do forno e reservar.

3 - Preparar a calda: levar a água a ferver juntamente com o açúcar. Logo que ferver, retirar do lume e juntar a aguardente. Misturar muito bem.

4 - Montagem do bolo: recortar 12 discos de massa com o auxílio de um aro metálico. Colocar um disco de massa no fundo do aro e pincelar generosamente com a calda.

Cobrir com uma camada de creme e adicionar uma camada de morangos.

Cobrir com mais creme e terminar com mais um disco de massa. Retirar delicadamente o aro e proceder da mesma maneira para os fraisiers seguintes. Reservar no frigorífico por pelo menos 3 horas.

5 - Estender finamente o massapão com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de açúcar em pó. Recortar 6 discos com o aro metálico que serviu para os bolos. Pincelar a última camada de massa dos bolos com calda e cobrir com as rodelas de massapão. Decorar à gosto com morangos cortados, massapão de outras cores, pérolas de açúcar, etc. Servir os fraisiers frios, mas não gelados.

Nota : também existem versões com framboesas - framboisier, e até pêras - poirier.

Aguardente : Pinga, cachaça - Açúcar em pó : Açúcar de confeiteiro - Claras em castelo : Claras em neve - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira - Papel vegetal : Papel manteiga - Massapão : Marzipã

15 comentários:

  1. Não posso dizer que não me parecem complicados (tipo missão impossivel - lol!), mas ficam lindérrimos...
    Bom Domingo de Páscoa.

    ResponderEliminar
  2. que lindooooooooooooo manda lá uns para a alemanha! parabéns! beijocas.

    ResponderEliminar
  3. Passei para lhe desejar um dia de páscoa feliz. Tudo de bom. Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Ai que lindo!!!!!!!
    bjsss

    ResponderEliminar
  5. Elvira, como são delicados e coloridos.
    Realmente, se julgarmos pela aparência, parecem difíceis. Mas, vou arriscar. Receitinha mais que anotada. Beijos e feliz páscoa.

    ResponderEliminar
  6. Delicados, lindos e com certeza muito bons! Bjs, e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  7. Porque as suas receitas são sempre as mais bonitas, hein?

    Será que eu consigo reproduzir?

    um beijão!

    Leandro
    www.cozinhapequena.com

    ResponderEliminar
  8. Que lindo ue ficou!!! Parabéns!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  9. Estão lindos. Parabéns!

    Mas não me parece tarefa fácil e então aquela parte do massapão...


    bjs

    ResponderEliminar
  10. Querida Pipoka, usei massapão de compro que é vendido em quase todas as cores nos supermercados juntamente com tudo o que serve para decorar bolos. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. geeeente. q delicia deve ter ficado essa receita. da até vontade de preparar.... huuummmm ! quem sabe.
    Parabéns
    bj

    ResponderEliminar
  12. parece ser mesmo trabalhoso, mas tudo vale a pena para um resultado tão bonito e delicioso, adorei!

    ResponderEliminar
  13. maravilhoso..perfeito...fiquei encantada com o que vi!!!!parabens querida..li

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !