14 de maio de 2007

Delícias da treta...!


Delícias do mar

Delícias do mar, kani-kama, surimi... Existem muitos nomes para designar uma certa "comida" mais que duvidosa... Além de não terem qualquer sabor e quase nenhum valor nutritivo, parece que as coisas nojentas e alanrajadas que podem ver na fóto acima - poeticamente chamadas "delícias do mar, de lagosta, etc." por terras lusas - entraram nos hábitos alimentares de muita (boa, até) gente desde a década de 1980. Talvez por também conterem poucas calorias e serem relativamente baratas...? De certeza. Mas as conservas nacionais de sardinha, bonito, atum, cavala, etc. também são baratas, pouco calóricas e muito mais nutritivas...


Kamaboko japonês

É uma ofensa culinária comparar "delícias" do mar com o kamaboko japonês que se costuma confeccionar desde o séc. XVII. Este último, fabricado artesanalmente com base em peixes nobres (pescada, bacalhau, etc...), é bom e permite conservar o peixe de maneira que seja possível consumí-lo em qualquer altura do ano. Para o outro, o mais vulgar que chega aos nossos supermercados ocidentais, tudo o que vem à rede é "fish": aproveitam-se peixes normalmente inconsumúveis apanhados acidentalmente nas redes com os outros (e quebra-se assim a cadeia alimentar, mais uma vez, pondo em risco espécies nobres...). De qualquer modo, ninguém vê o que come: é tudo processado industrialmente - se vissem como, nunca mais lhe tocavam - para a obtenção daquela pasta deslavada intragável. É preciso saber que as tais "delícias" contêm pouco mais de 30% de peixe. O resto...? Ingredientes sintéticos, aromas artificias de peixe e marisco, conservantes, gelatinas animais, etc. Tão bom, nê...?!


Delícias do mar : o prato favorito da OUTRA Elvira...

Eu fico fula quando me trazem à mesa, no restaurante, um arroz de marisco ou uma cataplana com aquela coisa a boiar lá dentro. O quê...?! Um produto tão reles a fazer-se de importante na mesma panela que lagosta de verdade, amêijoas e tamboril, num prato tradicional ainda por cima...?! Só me apetece devolver a comida e desatar aos berros pela cozinha dentro.

Delícias do mar à sério...? Só peixe e marisco mesmo. Todo o resto não merece mais que desprezo.

12 comentários:

  1. Estou plenamente de acordo quanto às ditas "delícias"

    ResponderEliminar
  2. Concordo com vc em relação às delícias do mar. O mesmo digo em relação a umas coisas que acho que se chama delícias de lagosta! Acho nojento!

    ResponderEliminar
  3. Pois, Goretti. Delícias do mar ou delícias de lagosta é tudo feito com a mesma coisa: só o aroma artificial é que é ligeiramente diferente... :-(

    ResponderEliminar
  4. Elvira, assino embaixo.Bem colocado.

    ResponderEliminar
  5. Tens muita razão tb não gosto nada de quando peço um arroz de marisco ou uma cataplana de ver lá as ditas a boiar é mesmo uma ofensa para os restantes ingredientes.
    :)
    Fica bem:)

    ResponderEliminar
  6. Tem toda a razão naquilo que escreveu sobre as ditas delicias do mar, so comi uma vez e odiei. Li em tem tempos um artigo sobre essas tais delicias, que dizam que contêm mtos aditivos , mtos deles cancerigenos, ate devia ser proibido vender essa porcaria.

    anabela martins

    ResponderEliminar
  7. Prometem que não vão me bater.
    Eu adoro delícias do mar! Porcarias ou não sabem-me bem.

    ResponderEliminar
  8. Eu também as utilizava de vez em quando porém, sem saber o que estava comendo. Agora já vou pensar duas vezes antes de colocá-las no freezer aqui de casa. Aqui no Brasil as chamamos de Kani Kama.

    ResponderEliminar
  9. Eu pessoalmente odeio delícias o mar, penso que mais pela textura que pelo sabor.

    Douradinhos e metade daqueles produtos tipo capitão iglo são peixe processado mais ou menos próximos do surimi e do kamaboko.

    Para dizer a verdade acho que os chicken nuggets do macdonalds são surimi de galinha.

    O surimi apesar de tudo tem uma boa quantidade de proteína, pelo que será melhor que nao comer peixe de todo.

    Enoja-me mil vezes mais o fiambre :s

    ResponderEliminar
  10. Depende do fiambre que comprar, Dogma Central: se for mesmo presunto, cozido à antiga, não tem nada a ver com "afiambrado"... É até um excelente produto. Por mim, tenho sempre cuidado com o que compro. Tenho por hábito de ler o que vem escrito.

    ResponderEliminar
  11. Ha ha ha! Elvira, adorei a menção a outra Elvira! :-)
    Eu nunca consegui gostar desse treco que imita carangueijo. Se imita, ja eh um mau sinal, neh? Nao sou muito de frutos do mar, mas imitacao nao tem chance nenhuma comigo. beijao! :-)

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro delicias do mar, mas agora vou pensar duas vezes :\ la se foi um dos meus ingredientes favoritos...

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !