18 de janeiro de 2007

Creme de cenoura e espinafre



Já repararam no tempo primaveril que temos neste momento em Portugal...? Pelo menos no norte do Ribatejo estavam 23ºC durante a tarde de ontém, no meu pátio. Fantástico, em pleno Inverno! Isso não impede que me apeteça sopa, apesar de transpirar um pouco enquanto a como... Esta é muito boa mesmo.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 alho-francês
- 4 cenouras médias
- 2 batatas
- 1,2 l de água quente
- 1 molho de espinafres
- 30 g de manteiga
- 2 gemas
- 1 dl de natas
- sal

Preparação

Limpar e arranjar o alho-francês. Cortá-lo primeiro em metades no sentido longitudinal e depois em pedaços. Colocar os pedaços de alho-francês num tacho.

Descascar as cenouras e as batatas. Cortar em cubos e juntar ao alho-francês. Cobrir com a água e temperar com sal. Deixar levantar fervura e cozer por 20 minutos.

Arranjar e lavar os espinafres, eliminando os talos. Escorrer muito bem. Saltear as folhas de espinafre na manteiga aquecida por uns minutos.

Juntar os espinafres salteados à sopa pouco tempo antes do final da cozedura. Cozinhar por mais 5 minutos. Triturar a sopa fora do lume.

Numa tigela, misturar as gemas com as natas. Adicionar uma conchinha de sopa e envolver. Incorporar a mistura à sopa, mexendo delicadamente com uma vara de arames. Servir de seguida.

1 comentário:

Tempere à gosto !