Uma maneira bonita e original de apresentar à mesa o tradicional soufflé francês de fiambre e queijo, substituíndo as habituais forminhas por tomates.
Ingredientes para 6 pessoas
- 6 tomates grandes
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de farinha
- 1/2 chávena de natas
- 125 ml de leite
- 5 claras + 4 gemas
- 1 chávena de queijo ralado
- 5 fatias finas de fiambre
- sal & pimenta
- noz-moscada moída
Preparação
Cortar o topo de cada tomate. Remover cuidadosamente a polpa com o auxílio de uma colher, deixando espessura suficiente para os tomates não partirem. Transferir os tomates para o tabuleiro do forno untado com um pouco de azeite. Cortar as fatias de fiambre em cubinhos. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Derreter a manteiga num tacho. Juntar a farinha e misturar muito bem até obter uma massa sem grudos. Juntar as natas e o leite aos poucos, mexendo sempre. Cozinhar em lume brando, sem parar de mexer, até a preparação ficar espessa.
Juntar as gemas, o queijo ralado e os cubinhos de fiambre. Misturar muito bem para ligar os ingredientes. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Retirar do lume.
Bater as claras em castelo firme. Incorporar muito delicadamente as claras a preparação, sem as partir. Distribuir a preparação pelos tomates.
Passar a lámina de uma faca entre o tomate e o recheio. Cozinhar no forno, a 200ºC, durante 35-40 minutos. Esperar que os soufflés fiquem bem levedados, dourados e firmes antes de os retirar do forno. Servir de imediato.
Rhââ ! Je ne comprends pas la recette mais la photo a un langage universel extrêmement compréhensible !
ResponderEliminarmes yeux ont vu, mon estomac a dit "j'en veux !" Bref, c'est très joli, original et ça a l'air rudement bon !
;o))
Chère Anne Cé, toutes les recettes de ce blogs sont également en français ici: http://tascadaelvira.blogspot.com/ :-)
ResponderEliminar