19 de fevereiro de 2012

Boeuf Bourguignon simplificado


Oriundo da região de Borgonha - famosa pelos seus vinhos e a sua culinária tradicional, o boeuf bourguignon é sem dúvida um dos pratos mais emblemáticos da cozinha francesa clássica. Existem várias formas de preparar esta delícia. E receitas que juntam muito mais ingredientes - como toucinho, cogumelos, etc. Há também quem prefira usar o forno, como nesta receita. E até já me aconteceu passar dois dias a preparar um boeuf bourguignon segundo o modo de fazer das prestigiadas escolas Le Cordon Bleu [não tirei fotos nesse dia pois tinha convidado amigos para almoçar; por essa simples razão é que ainda não publiquei a receita]. Aqui vai a forma de obter um resultado infalível e satisfatório sem gastar muito tempo entre tachos e panelas. Todavia, aconselho que prepare o prato na véspera e que o reserve na panela de um dia para o outro; desse modo, ainda ficará mais apurado e saboroso.

Ingredientes para 4 pessoas

  • 900 g de carne de novilho para estufar - chambão, cachaço..., cortada em cubos médios
  •  sal & pimenta preta moída no momento
  • 55 ml de azeite
  • 4 cebolas, cortadas em rodelas finas
  • 2 colheres (sopa) de farinha
  • 225 ml de vinho tinto encorpado de boa qualidade
  • caldo de carne forte q.b.
  • 6 cenouras, cortadas em rodelas não muito finas
  • 1 dente de alho, ligeiramente esmagado
  • 1 ramo de cheiros*
  • salsa fresca picada

* 1 haste de alecrim, 1 haste de tomilho, 1 folha de louro, 2-3 hastes de salsa, tudo atado com fio de cozinha

Preparação

Temperar os cubos de carne com sal e pimenta. Aquecer o azeite numa panela grande de fundo espesso. Juntar aproximadamente 1/3 da carne e deixar dourar bem de todos os lados em lume forte. Retirar a carne da panela com uma espumadeira e reservar. Repetir o processo com a carne restante, em duas vezes.

Adicionar as rodelas de cebola à panela. Baixar o lume para médio e refogar durante aproximadamente 10 minutos, ou até as cebolas se apresentarem tenras e douradas. Polvilhar com a farinha e cozinhar por mais 4-5 minutos, mexendo sempre.

Regar com o vinho tinto e levar a ferver, raspando o fundo da panela com uma colher de pau ou uma espátula.

Juntar a carne reservada, assim como as rodelas de cenoura, o alho e o ramo de cheiros. Adicionar caldo de carne em quantidade suficiente para cobrir a carne por 1/3.

Levar a ferver e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e deixar cozinhar em lume brando durante 2 horas, ou até a carne ficar muito tenra a ponto de se separar com um garfo, mexendo e raspando o fundo da panela de 20 em 20 minutos. Sempre que isso for necessário, eliminar a espuma que se vai formando.

Descartar o ramo de cheiros e o dente de alho no final da cozedura. Rectificar os temperos. Desligar o lume e deixar repousar - com a tampa - durante 10-15 minutos. Polvilhar com salsa picada à gosto e servir, acompanhando com puré de batata caseiro ou massa fresca.

Fonte : receita adaptada do livro Les Halles Cookbook, de Anthony Bourdain - Ed. Leya * Livros d'Hoje (Portugal)

Novilho : Boi - Pimenta : Pimenta do reino - Ramo de cheiros : Buquê garni - Fio de cozinha : Barbante - Espumadeira : Escumadeira - Massa : Macarrão

6 comentários:

  1. Hummmm parece ser delicioso! Adorei :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É um prato delicioso!... E ainda ontem ou anteontem o meu marido me dizia que andava com saudades deste prato. Que curiosamente foi a 1ª receita publicada no meu blog.
    Um beijo para a Ilha ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Hei de experimentar um dia destes. A versão simplificada, para começar :)
    Um beijo grande,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  4. está com aspecto apelativo, bem para esta epoca do ano
    bj

    ResponderEliminar
  5. Querida Elvira que petisco! Não tarda estará nas minhas coisas também, obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !