6 de março de 2010

Batata-doce no forno à moda de São Miguel



Cozida, assada, grelhada, frita... nos Açores, a batata-doce é um dos acompanhamentos mais populares, sobretudo para o peixe. Também entra na composição de sobremesas tradicionais como pudins, doces e bolos. Tornou-se num dos vegetais que nunca faltam na minha despensa pois gostamos do seu sabor peculiar. Aprecio muito a batata-doce nesta simples mas deliciosa versão gratinada, uma receita oriunda da belíssima ilha de São Miguel.

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de batatas-doces com a pele
- 400 ml de leite
- 50 g de manteiga com sal, cortada em fatias finas + mais um pouco para untar
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Lavar e escovar a pele das batatas-doces em água fria corrente. Colocar as batatas-doces num tacho e cobrir com água. Temperar com sal e levar a cozer até as batatas-doces se apresentarem cozidas mas ainda firmes.

Escorrer muito bem e deixar arrefecer. Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma assadeira com manteiga e reservar.

Descascar as batatas-doces e corta-las em rodelas médias. Dispor as rodelas na assadeira em camadas harmoniosas. Regar com o leite. Temperar com sal e pimenta. Distribuir as fatias de manteiga.

Levar ao forno, a 200ºC, até as batatas-doces absorverem o leite e formarem uma crosta dourada à superfície. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Tesouro da Cozinha Regional Portuguesa, de Maria Odette Cortes Valente - Ed. Temas e Debates

Pimenta : Pimenta do reino
Arrefecer : Esfriar

13 comentários:

  1. estao excelentes e eu adoro batatas gratinadas nunca fiz foi com batata doce.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Sempre coloco batata doce nos meus assados, como frango , peru e pernil mas nunca fiz assim, adoro batata doce gostei da ideia beijos fofis

    ResponderEliminar
  3. Isso está com uma cara ótima! Adoro batata doce.
    bjks

    ResponderEliminar
  4. Sou fã de batatas, todinhas... doces ou amargas :) Este deve ser um belo acompanhamento mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Acho que provei batata doce em pequena, a minha mãe adora e fazia de vez em quando, tenho a ideia de nunca ter achado muita graça mas, ultimamente tenho visto tanta receita de aspecto tão guloso, como estas tuas, que ando tentada a experimentar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Elvira,

    Quando era pequena eu detestava batata doce. Mais velha eu até comia, mas não gostava. Até que eu comecei a comer batata-doce com bacalhau e como acompanhamento para peixes! Realmente é perfeita a combinação! Deliciosa!

    Agora que já aprendi a me deliciar com ela tenho certeza que vou adorar sua receita! Está maravilhosa!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha ouvido falar nesta receita... vou experimentar

    ResponderEliminar
  8. Essa batata deve ficar muito boa, que delícia!!!
    bjs
    Maura

    ResponderEliminar
  9. Elvira, adoro batata doce mas nunca comi temperada com sal! Como só cozida mesmo... preciso experimentar esse teu prato!

    bjim, parabens pelo dia internacional da mulher!

    ResponderEliminar
  10. hum adorei estas batatinhas...entraram pra minha lista.

    ResponderEliminar
  11. Elvira, este prato de batata doce, está uma tentação, e com absoluta certeza, deve ter ficado fantástico.
    FELIZ ANO NOVO..................

    ResponderEliminar
  12. estou fazendo agora espero que fique igual a sua! parece saborosíssima! bom fim de semana

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !