10 de agosto de 2010

Bifes panados com presunto e salva



Comprei recentemente o último livro de Mafalda Pinto Leite, que tem um título homónimo ao do lindo blog da autora, Dias com Mafalda. Comecei a folha-lo logo que cheguei à casa e apeteceu-me ir a correr para a cozinha experimentar uma ou outra das receitas. Identifico-me bastante com o estilo de cozinha da Mafalda: simples mas não desprovido de uma certa sofisticação, prático, cosmopolita e moderno. As receitas não pedem ingredientes nem técnicas do outro mundo. Dirigem-se às mulheres do nosso tempo que têm pouco tempo a passar na cozinha mas que não prescindem de proporcionar às famílias refeições saborosos confeccionadas com ingredientes frescos. Esta foi a primeira receita que tirei do livro, uns bifes - ou escalopes - panados com um sabor delicioso à salva, uma das ervas aromáticas que mais aprecio. Muito boa...!

Ingredientes para 2 pessoas
  • 4 bifes de vitela ou de novilho, pequenos e finos
  • 8 folhas de salva
  • 4 fatias finas de presunto
  • 1 ovo grande, batido
  • 1 prato de farinha
  • 1 chávena* de pão ralado
  • 1/2 colher (sopa) de alecrim picado
  • 5 colheres (sopa) de azeite
  • sal & pimenta moída no momento
  • 1 limão - ou lima - cortado em rodelas finas
* 1 chávena (xícara) = 1 cup -> um volume de +/- 240 ml



Preparação

Remover a eventual gordura dos bifes. Coloca-los na bancada e pressionar uma folha de salva de cada lado dos bifes com a ponta dos dedos para que adira bem. Embrulhar cada bife numa fatia de presunto.

Dispor a farinha, o ovo batido e o pão ralado em três pratos separados. Temperar o pão ralado com sal, pimenta e o alecrim.

Passar cada bife pela farinha, pelo ovo batido e finalmente pelo pão ralado, pressionando para que fique integralmente panado.

Aquecer o azeite em lume médio numa frigideira grande anti-aderente. Fritar os bifes por 3 minutos de cada lado ou até ficarem dourados e estaladiços, virando-os uma única vez.

Escorrer os bifes entre duas camadas de papel absorvente e coloca-los num prato de servir. Guarnecer com as rodelas de limão e servir de seguida. Acompanhar com uma salada de tomate e agrião - ou rúcula, temperada com sal, pimenta, azeite e vinagre balsâmico.

Fonte : receita adaptada do livro Dias com Mafalda, de Mafalda Pinto Leite - Ed. Casa das Letras (Portugal)

Panado : Empanado - Presunto : Presunto defumado, prosciutto - Salva : Sálvia - Novilho : Boi - Pão ralado : Farinha de rosca - Pimenta : Pimenta do reino - Papel absorvente : Papel toalha

3 comentários:

  1. Também sou fã da Mafalda, não tenho este livro mas acompanho a série na tv, o site e o blog. Gostei dos ingredientes desta receita vou copiar para experimentar :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. tambem sou uma fa da mafalda
    este liro ainda nao tenho
    mas adorei a sugestao
    beijinho

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !