12 de fevereiro de 2009

Hambúrguer Açoriano


Na ilha Terceira, destacam-se três culturas: a regional, a nacional... e a americana! O Novo Mundo convive com o Antigo da forma mais natural e harmoniosa. Não só porque muitos Açorianos emigraram para os Estados Unidos e o Canadá, trazendo de volta alguns hábitos e costumes das Américas, como também porque existe cá uma importante base militar aérea americana. Faz parte do nosso dia à dia cruzarmos-nos com Americanos, sobretudo onde vivo, nos arredores da Praia da Vitória, bem perto da base. Os supermercados tanto vendem iguarias locais como produtos americanos, e até encontramos lojas especializadas nesses últimos. No entanto, por mais estranho que possa parecer - pelo menos na Terceira, não está implantado nenhum restaurante "fast food" internacional, tipo McQualquerCoisa. O que não tem a mínima importância, pois ganhamos em qualidade com os hambúrgueres caseiros propostos em todos os snack-bares da ilha. Na Praia da Vitória, descobri logo quando me instalei a Make Me Nuts, uma cafetaria no mais puro estilo americano dos "dinners". O estabelecimento propõe uma grande variedade de donuts, mas também club-sandwiches, cupcakes, saladas e alguns hambúrgueres, entre os quais o Açoriano, simplesmente delicioso pois feito com produtos regionais de qualidade ímpar, como carne de novilho local, ananás de São Miguel e queijo de São Jorge. Após ter-me deliciado in situ - na cafetaria, fiquei viciada no "Açoriano" ao ponto de reproduzir várias vezes em casa a receita do melhor hambúrguer que jamais comi...

Ingredientes para 4 unidades

- 4 rodelas descascadas de ananás dos Açores
- 1 cebola cortada em rodelas finas
- manteiga com sal q.b.
- 1 pitada de açúcar
- 4 hambúrgueres de novilho de muito boa qualidade
- sal & pimenta q.b.
- 1 pedaço de queijo de São Jorge*
- 4 folhas grandes de alface
- 4 pãezinhas para hambúrgueres com sésamo

* ou outro queijo de boa qualidade, como parmesão velho


Preparação

Cortar algumas lamelas finas de queijo de São Jorge com o auxílio de um descascador de batatas. Reservar.

Aquecer um pouco de manteiga numa frigideira e refogar as rodelas de cebola até se apresentarem moles e transparentes. Polvilhar com o açúcar e deixar caramelizar um pouco.

Entretanto, untar uma chapa com manteiga e grelhar as rodelas de ananás até ficarem bem douradas de ambos os lados. Reservar num local aquecido.

Grelhar os hambúrgueres numa chapa ou numa frigideira até se apresentarem cozidos no ponto. Temperar com sal e pimenta.

Abrir os pães e aquecer ligeiramente debaixo do grelhador do forno. Retirar os pães do forno.

Colocar as folhas de alface sobre a parte inferior dos pães. Distribuir as rodelas de cebola e sobrepor os hambúrgueres. Espalhar as lamelas de queijo e terminar com as rodelas de ananás. Fechar os pães e servir de imediato, com batatas fritas ou batatas assadas com ervas.

Ananás : Abacaxi - Novilho : Boi - Pimenta : Pimenta do reino - Sésamo : Gergelim

15 comentários:

  1. Eu ando há algum tempo a adiar uma ida aos Açores pois tenho aí amigos/família muito próximo de onde estás a morar... mas agora que me apresentaste esta maravilha "americo-açoriana" acho que não vou resistir por muito mais tempo. ;) Que delícia, nham nham!

    ResponderEliminar
  2. A minha receita para realizar a bandeira Açoreana :

    Ir ao Google e pesquisar "bandeira Açores" nas imagens. Limpar bem a imagem e por de lado. Procurar dois palitos na cozinha. Aquecer a impressora termóstato 5. Introduzir uma folha de papel autocolante na impressora enquanto esta está bem quente. Imprimir várias bandeiras. Verificar se a cor azul está cozida no ponto. Cortar delicadamente a bandeira Açoreana. Inserir os palitos no meio da bandeira. Aguardar 10 minutos, o tempo que a sua mulher leva a tirar 32 fotos da hamburger. Ter calma ao ver a hamburger arrefecer, não criticar a cozinheira-fotografa-blogueira. Ter mais um pouco de calma, arrumar os palitos antes que a blogueira se zange ao ver a confusão que fez na cozinha.

    Yes ! Ummmmm... O queijo derrete, a carne é boa, o ananás optimo. Obrigado minha querida !

    João

    ResponderEliminar
  3. Realmente deve ser uma delícia. Apesar de não conhecer o hamburguer de vitela, este queijo São Jorge deve ser muito bom e as rodelas grelhadas de abacaxi e cebolas combinam muito bem. Uma idéia que vou adotar em casa com meus hamburgueres que eu mesma preparo. Valeu!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Muita fixe; o ananás e o queijo de São Jorge ligam muito bem. Magnífico hambúrger.

    ResponderEliminar
  5. Ai que inveja ...da boa, claro , quem me salva é a Manuela que me manda autenticos navios contentor de produtos que eu adoro...agora desculpa elvira mas a receita do João das bandeiras é deliciosa...e esse hamburguer make me nuts too...

    ResponderEliminar
  6. Ui, ui, já lá fui ao make me nuts, mas não comi hambúrguer, mas da próxima vez esta marcha, eheh.
    Tá com óptimo aspecto a tua.

    ResponderEliminar
  7. Ai Elvira, eu adoro este "cheirinho" dos Açores que nos transmites em cada post.
    Qualquer dia vou fazer-te uma visita, prometo.

    ResponderEliminar
  8. Haja alguém que tenha a sorte de comer bons hamburgueres. E caseiros! Querida Elvira, tu sabes como te invejo! ;)

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  9. Passei para ver como estava instalada nos Açores e já me ensinaste mais uma sobre cultura local e ainda provocou-me a vontade de uma visita.

    Melhor deixar os Mcqualquercoisa bem longe daí mesmo!

    abs
    Alessander Guerra
    www.cuecasnacozinha.com

    ResponderEliminar
  10. Desse hamburguer eu não me importava de comer... o dos MC's eu dispenso!

    ResponderEliminar
  11. Esse hamburguer está maravilhoso! E feito em casa!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adorei este hamburguer! Nunca me ocorreria fazer com abacaxi. Deve ser realmente maravilhoso!
    Adorei tb o comentário do João, hehe...
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  13. Que hamburguer tão apetitiso com ananás deve ser delicioso.
    Já estive aí de férias e adorei, mas não comi hamburguer.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Elvira querida, tenho tentado mas nao tenho conseguido comentar no seu blog, por vezes as letras nao aparecem e perco o texto. Anyways, deliciosa combinacao de hamburguer com abacaxi.

    Happy Valentines Day!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !