15 de março de 2007

Tarteletes de leite creme chinesas



A doçaria não é o ponto forte da culinária chinessa. Todavia, existem alguns doces e sobremesas interessantes, como estas tarteletes que relembram um pouco os pasteis de nata portugueses. Um docinho delicioso para acompanhar chá ou café...

Ingredientes para 15 tarteletes ou para 30 mini-tarteletes

Massa

- 175 g de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 60 g de manteiga amolecida
- 2 colheres (sopa) de banha
- 2 colheres (sopa) de água

Recheio

- 2 ovos pequenos
- 60 g de açúcar
- 175 ml de leite
- 1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó

- farinha
- manteiga
- noz-moscada em pó

Preparação

Peneirar a farinha por cima de uma tigela. Juntar o açúcar. Incorporar a manteiga e a banha, misturando até a massa se parecer com farelo. Adicionar a água e amassar até o preparado ficar com uma consistência firme.

Transferir a massa para a bancada polvilhada com farinha. Amassar por 5 minutos, até a massa se apresentar macia e lisa. Formar uma bola e embrulhá-la em película transparente. Deixar repousar por 1 hora no frigorífico (ou 20 minutos no congelador).

Pré-aquecer o forno a 170ºC.

Preparar o recheio : bater os ovos com o açúcar. Sem parar de bater, juntar o leite e a noz-moscada. Bater muito bem até o preparado se apresentar homogéneo. Reservar.

Abrir a massa com um rolo na bancada polvilhada de farinha. Recortar círculos de massa de tamanho correspondente ao das forminhas para tarteletes (usei 2 placas de silicone para mini-tarteletes). Forrar as formas previamente untadas com manteiga com os círculos de massa. Dividir o recheio pelas formas.

Levar as tarteletes a cozer no forno por 30-40 minutos (consoante o tamanho das formas), a 170ºC. Desenformar delicadamente sobre uma grelha e deixar amornar um pouco. Polvilhar com pequenas quantidades de noz-moscada. Servir as tarteletes levemente mornas ou frias.

Tartelete : Tortinha
Frigorífico : Geladeira

10 comentários:

  1. Estão lindos! E devem estar bem saborosos. :)

    ResponderEliminar
  2. Devem ser bem bons...Eu já os comia, e, se calhar não ficava nenhum...com a fome que eu tenho neste momento!

    Já agora Elvira, onde compra o cardamomo? Nunca consigo encontrar, e como não moro em Lisboa ou no Porto, não encontro facilmente lojas com produtos indianos!

    ResponderEliminar
  3. Querida Colher de Pau: costumo comprar cardamomo nas lojas chinesas. Não sei onde vive, mas onde há centros comerciais grossistas chineses, há uma loja alimentar lá dentro. Eu compro em Samora Correia (Ribatejo) ou no Martim Moniz (Lisboa). Parece que em Sacavém há um grande hipermercado de produtos asiáticos alimentares. Senão, na net, vende-se por correspondência, acho eu.

    ResponderEliminar
  4. Elvira, parecem mesmo os pastéis de Belém que amamos aqui em casa. Bjs!

    ResponderEliminar
  5. Que delícia! Elvira, tem algo que possa substituír a banha? Pode ser manteiga?

    ResponderEliminar
  6. Querida Lunalestrie: sim, pode usar manteiga. Mas a banha dá um crocante e um areado muito especial à massa.

    ResponderEliminar
  7. Elvira, mas não é que se parecem muito com esse doce português? só pode ser porque os portugueses deixaram sua influência por lá muito tempo atrás.
    Eu amo doces portugueses, hummmm...

    ResponderEliminar
  8. Elvira...estas tarteletes obrigam a correr e preparar o cafezinho... que delícia amiga! Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Aqui em Macau há uns "pastéis de nata" que imitam os portugueses e que são muito diferentes dos nossos, tenho de experimentar fazer estas para ver se é a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  10. Elvira! Eu fiz essas tarteletes! Que delíciaaaaa! Usei um pouco de farinha integral na massa e mesmo assim ficaram maravilhosas!
    xau

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !