4 de agosto de 2006

Empadas de galinha



Quando são confeccionadas segundo a receita tradicional da Beira Baixa, as empadas de galinha são os meus salgados preferidos. Não gosto de algumas empadas que encontramos por vezes nas pastelarias, folhadas, com carne demasiadamente picada e afogada em molhos duvidosos. Não merecem sequer o nome de empadas... Mas esta, sim, é a receita genuina... e deliciosa! Demora um bocadinho a preparar, mas vale a pena.

Ingredientes para 12 unidades

Massa

- 500 g de farinha
- 1 ovo batido

Recheio

- 1 galinha* pequena cortada em pedaços
- 1/2 chouriço de carne
- 100 g de bacon
- 1 cebola descascada
- 2 dentes de alho descascados
- 1 raminho de salsa
- 4 dl de água
- 1 dl de vinho branco
- sal & pimenta
- 2 cravinhos
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 dl de vinagre
- margarina
- 1 ovo batido

* ou 1 frango do campo




Preparação

Colocar os pedaços de galinha numa panela, juntamente com o chouriço, o bacon, a cebola inteira, os dentes de alho e a salsa. Cobrir com a água e o vinho branco. Temperar com o azeite, o vinagre, os cravinhos, sal e pimenta.

Levar a cozer por 50-60 minutos (ou menos, se for numa panela de pressão). Escorrer, reservando o caldo. Reservar os sólidos e filtrar o caldo.

Preparar a massa : amassar a farinha com o ovo batido. Juntar pequenas quantidades de caldo, aos poucos, sem parar de amassar, até obter uma massa lisa e elástica. Fazer uma bola com a massa e deixar repousar por 20 minutos.

Remover os ossos e a pele da galinha. Desfiar a carne e reservar. Remover a pele do chouriço e cortá-lo em pedaços. Picar os pedaços de chouriço juntamente com o bacon, a cebola, os dentes de alho e a salsa. Misturar o preparado com a galinha desfiada e reservar.

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Com o auxílio de um rolo, estender a massa na bancada polvilhada com farinha. Recortar 12 discos médios e 12 discos mais pequenos na massa. Forrar forminhas untadas com margarina com os discos maiores.

Rechear com o preparado anterior e cobrir com os discos mais pequenos, pressionando bem com a ponta dos dedos para soldar as empadas. Confeccionar trancinhas com as aparas de massa para decorar as empadas. Pincelar a superfície com ovo batido e levar a cozer no forno por 40 minutos, a 190ºC.

Deixar amornar e desenformar. Servir as empadas mornas ou frias.

5 comentários:

  1. Adorei essas empadinhas, além de lindas com estas trancinhas deve ser muito saborosa, com certeza! É uma das receitas que quero fazer sem falta! Obrigada, Elvira!

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente lindas suas empadas! Adorei as bordas trancadas, muito bonitinhas mesmo, e o recheio parece estar delicioso!
    Eu tambem gosto de uma empada quando bem feitinha, mas eh como falaste, nem sempre achamos empadas boas por ai.
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Se não estiver com paciência para fazer empadas (que bem precisa é e tantas vezes nos falta) e se passar por algum destes sítios, verá que terá dado por bem empregada a preguicite:

    Restaurante Fialho - Évora.
    Casa do Pão de Ló - Alfeizeirão.

    Ambas de massa folhada e uma delícia, se por acaso as não conhece.

    De massa de empadas tradicional, ainda melhor que aquelas (têm um toque fascinante de cozinha antiga):

    Pastelaria Horta - Viseu.

    Passar por qualquer destes lugares e não fazer uma romagem às empadas, é como ir a Roma e não se ficar embasbacado com o tecto da Capela Sistina :)

    ResponderEliminar
  4. A primeira vez que fiz empadas e após pesquisa nestes jardins da net, foi precisamente esta receita. Ficaram super deliciosas. Divinas mesmo. Como não as cozi todas, resolvi congelar algumas. Curiosamente, ainda ficaram melhores. Parabéns por esta receita e obrigada por partilha-la

    ResponderEliminar
  5. Ontem eu fiz estas empadas. A massa excelente, e o recheio ficou uma delícia. Adoro experimentar, e esta empada me chamou atenção. Ficam lindas. Elvira aqui foi um sucesso!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !