4 de agosto de 2010

Gaspacho à moda do Baixo Alentejo



Quando o calor aperta, sabe mesmo bem um gaspacho alentejano fresco e aromático! Esta célebre sopa fria à portuguesa não é triturada - ao contrário da versão andaluza, o que lhe confere o seu bonito aspecto colorido e a sua textura. A receita tradicional do Baixo Alentejo, muito saborosa...

Ingredientes para 6-8 pessoas
  • 4 tomates maduros mas firmes
  • 1 pimento verde
  • 1 pimento vermelho
  • 5 dentes de alho picados
  • 1 pepino descascado
  • 50 ml de azeite
  • 4 colheres (sopa) de vinagre de vinho
  • 250 g de fatias finas de pão duro tipo alentejano*
  • 1,5 l de água gelada
  • 1 colher (chá) de orégãos secos
  • umas gotas de molho de piri-piri (opcional)
  • sal & pimenta moída no momento
  • azeitonas para acompanhar
* ou outro pão rústico à gosto

Preparação

Colocar os dentes de alho picados num almofariz juntamente com uma boa pitada de sal grosso. Pisar tudo muito bem até obter uma pasta.

Transferir a pasta de alho para uma tigela grande e juntar os orégãos. Bater o azeite com o vinagre e juntar a mistura à terrina. Temperar com pimenta e umas gotas de piri-piri. Envolver e reservar.

Triturar um dos tomates. Cortar os tomates restantes em cubos pequenas, eliminando as sementes. Cortar também o pepino em cubos pequenos. Adicionar o tomate triturado à terrina, assim como os cubos de tomate e de pepino.

Lavar e arranjar os pimentos, descartando as sementes e as partes brancas. Cortar os pimentos em cubos pequenos e juntar estes à terrina.

Cobrir os vegetais com a água gelada e misturar. Reservar no frigorífico até ao momento de servir.

Servir o gaspacho gelado, com as fatias de pão - estas podem ser colocadas no fundo dos pratos ou das tigelas antes de serem cobertas pela sopa ou então migadas e colocadas directamente na sopa. Acompanhar com azeitonas.

Fonte : receita adaptada do livro Tesouro da Cozinha Regional Portuguesa, de Maria Odette Cortes Valente - Ed. Temas e Debates (Portugal)

Pimento : Pimentão - Pão duro : Pão amanhecido - Orégão : Orégano - Pimenta : Pimenta do reino - Molho de piri-piri : Molho de pimenta - Almofariz : Pilão - Frigorífico : Geladeira

13 comentários:

  1. beautiful gaspacho...very healthy...should be eaten very often...bursting with vitamins...

    ResponderEliminar
  2. Adoro gaspacho mas como só eu é que gosto lá em casa é mais complicado fazer...de qualquer modo vou talvez fazer metade só para mim que a receita abriu-me o apetite!
    Óptima sugestão!

    ResponderEliminar
  3. isto é tão bom!!
    comi nas férias, feito pela amiga da minha tia!
    delícia!!!!

    ResponderEliminar
  4. Quem o faz muito bem, é a minha querida mãe!

    ResponderEliminar
  5. Olá Elvira!

    Que saudades tenho das férias passadas no Alentejo, das comidas saborosas de sabores únicos, como o gaspacho, que nos dias de muito calor, acompanhavam as sardinhas ou os carapaus assados.
    Única esta receita de gaspacho! Já não me recordava de todos os ingredientes. A sua receita veio avivar a minha memória e com certeza num destes dias, irá refrescar o nosso almoço.

    Beijinho

    (Leonor)

    ResponderEliminar
  6. COMI O ANO PASSADO EM BARCELONA E ADOREI , A SEMANA PASSADA ESTIVE LÁ MAS NÃO FOI AO MESMO RESTAURANTE ONDE SERVIAM. BJS

    ResponderEliminar
  7. O gaspacho é uma óptima sopa alentejana. Com pequenas variações revela a simplicidade e a maravilha que é a comida alentejana. Aqui em casa é apreciada por todos, inclusivé os filhotes. Habitualmente utilizamos como prato único.
    Deixo o Link para uma das minhas variações de gaspacho:http://iguariascaseiras.blogspot.com/search/label/gaspacho

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Tá apetitosa mesmo, tem tudo que adoro!
    bjks

    ResponderEliminar
  9. Olá Elvira,
    É um prazer ler seu blog. Sou Brasileiro e descobri a culinária há alguns meses e, para minha surpresa, descobri que meu gosto maior é pela culinária portuguesa. Será que é porque a culinária brasileira e descendente direta desta? Vejo de onde minha mãe, falecida infelizmente ano passado, herdou sua arte de cozinhar. Poderia me explicar o que se entende aih em Portugal por "entremeada"? Sei que é um corte de porco, mas não sei qual o correspondente aqui no Brasil.
    Parabéns pelo blog e felidades!

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada pela receita do que me parece ser um verdadeiro gaspacho alentejano. Comi há uns anos em Beja e desde essa altura fico com água na boca só de me lembrar daquela maravilha fresca, a acompanhar uns igualmente maravilhosos carapaus fritos. Com toda a certeza, vai fazer parte da ementa de fim-de-semana cá em casa. Obrigada por todas as outras receitas também, têm todas um aspecto fantástico!

    ResponderEliminar
  11. Caro Rigo,

    Fico muito feliz por saber que gosta de culinária portuguesa... e do meu blog. :)

    Entremeada é barriga de porco. Geralmente, compra-se fatiada. É bacon antes de ser defumado, simplesmente.

    Um abraço de Portugal.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado Elvira.

    Um abraço do Brasil

    ResponderEliminar
  13. muito bom sim para aqueles dias quentes que tivemso este verao

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !