23 de abril de 2010

Mexilhões com natas e vinho branco



Esta é uma receita bem tradicional em França e na Bélgica para cozinhar mexilhão. Um petisco delicioso para o fim de semana que se avizinha...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de mexilhões frescos
- 55 g de manteiga
- 1 cebola grande, picada finamente
- 2-3 dentes de alho esmagados
- 350 ml de vinho branco seco
- 1/2 limão (sumo e raspa)
- 1 ramo de cheiros*
- 1 colher (sopa) de farinha
- 4 colheres (sopa) de natas para culinária
- 2-3 colheres (sopa) de salsa fresca picada
- sal & pimenta moída no momento

* 1 folha de louro + 1 pé de alecrim + 1 pé de tomilho + 1 pedaço de rama verde de alho-francês, tudo atado com fio de cozinha

Preparação

Lavar muito bem os mexilhões em água fria corrente, raspando as cascas para eliminar as barbas e as impurezas. Escorrer e reservar.

Aquecer metade da manteiga num tacho ou numa caçarola de saltear ampla, em lume brando. Juntar a cebola picada e os alhos esmagados. Saltear até amolecerem, mas sem deixar tomar cor.

Regar com o vinho branco e o sumo de limão. Adicionar a raspa de limão e o ramo de cheiros. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver em lume brando. Cobrir com uma tampa e deixar fervilhar por 4-5 minutos.

Juntar os mexilhões e cobrir. Cozinhar por 5 minutos, sacudindo o tacho de vez em quando até os mexilhões abrirem. Descartar qualquer mexilhão que não esteja aberto e remover o ramo de cheiros.

Retirar o tacho do lume e deixar amornar um pouco. Eliminar a concha superior de cada mexilhão. Reservar os mexilhões.

Incororar a farinha e a manteiga restante ao caldo de cozedura dos mexilhões - em lume brando, mexendo sempre com uma vara de arames por 2-3 minutos, ou até o molho engrossar um pouco.

Juntar as natas e metade da salsa picada. Deixar aquecer bem em lume brando, sem deixar ferver para as natas não talharem, mexendo sempre.

Rectificar os temperos e adicionar os mexilhões ao molho. Retirar o tacho do lume e distribuir o preparado por pratos fundos ou tigelas previamente aquecidas. Polvilhar com a salsa restante e servir de imediato, acompanhando com pão torrado ou batatas fritas.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Rápida - Parragon Books (Portugal)

Mexilhão : Marisco - Natas : Creme de leite - Sumo : Suco - Ramo de cheiros : Buquê garni - Pimenta : Pimenta do reino - Alho-francês : Alho-poró - Fio de cozinha : Barbante

5 comentários:

  1. Este blog é uma delicia para os olhos,é raro o dia que nao me surpreenda as receitas que vejo,esta vou copiar para um dia fazer,bjs

    ResponderEliminar
  2. Que petisco maravilhoso!
    Bom fds, com muitas patuscadas...
    babette

    ResponderEliminar
  3. Querida Elvira,
    Sempre que aqui venho, levo sempre mais uma receita deliciosa para inovar na minha cozinha :) Que petisco!! Obrigada e um bom fim-de-semana! Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto delicioso! É realmente uma excelente ideia para o fim de semana!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !