3 de julho de 2009

Bolinhos de peixe à inglesa



Os "fish cakes" são uma típica especialidade inglesa servida nos pubs - uns bolinhos de peixe deliciosos, fofos por dentro e estaladiços por fora. Cá em caso, fazem sempre sucesso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 400 g de batatas farinhentas, descascadas e cortadas em pedaços
- 200 g de filetes ou de lombos de pescada, sem pele nem espinhas
- 200 g de filetes ou de lombos de salmão, sem pele nem espinhas
- 2 colheres (sopa) de estragão* fresco, picado
- raspa da casca de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de natas
- sal & pimenta moída no momento
- 1 colher (sopa) de farinha
- 1 ovo batido
- 115 g de pão ralado
- 4 colheres (sopa) de óleo vegetal
- quartos de limão

* na falta deste, uma quantidade equivalente de rama de funcho picada

Preparação

Cozer as batatas em água a ferver temperada de sal por 15-20 minutos. Escorrer muito bem e esmagar com um garfo. Reservar.

Colocar a pescada e o salmão num tacho. Cobrir com água e levar a ferver, em lume médio. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar por 5 minutos. Escorrer o peixe e deixar arrefecer. Lascar o peixe.

Numa tigela grande, misturar muito bem as batatas esmagadas com as lascas de peixe, o estragão picado, a raspa de limão, as natas, sal e pimenta.

Separar o preparado em 8 porções idênticas. Enrolar cada porção entre as palmas das mãos, formando bolas. Achatar as bolas para moldar os bolinhos.

Passar os bolinhos pela farinha e depois pelo ovo batido. Terminar com o pão ralado. Colocar os bolinhos num prato grande e reservar no frigorífico durante 30 minutos.

Aquecer o óleo numa frigideira anti-aderente, em lume médio. Juntar os bolinhos e dourar por 5 minutos de cada lado, virando-os delicadamente com uma espátula.

Escorrer sobre papel absorvente e transferir para uma travessa. Guarnecer com quartos de limão e servir de seguida, acompanhando com salada de agrião.

Fonte : receita adaptada do livro Peixe e Marisco - Ed. Parragon Books (Portugal)

Filete : Filé - Pescada : Merluza - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Pão ralado : Farinha de rosca - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira - Papel absorvente : Papel toalha

16 comentários:

  1. bem elvira que bolinhos aptitosos, vai ser uma receita para experimentar!!
    bejinhos

    ResponderEliminar
  2. Elvira, estes bolinhos parecem-me deliciosos, como tudo o que fazes!!
    E tenho de te dar os parabéns pelas belas fotos! Parecem de profissional! bjs

    ResponderEliminar
  3. Que bolinhos deliciosos, cá em casa também faço parecidos com estes e todos gostam.

    ResponderEliminar
  4. Elvira....será que se eu apenas colocar uns fios de azeite por cima e assá-los no forno ficam bons??
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Cá de facto não há grande costume em fazer este tipo de bolinhos, mas resultam muito bem. E quando há sobras de peixe, rentabilizamos!

    ResponderEliminar
  6. Que delicia! Acho que este verão vou ter que ir jantar a tua casa! Tens mãos de fada na cozinha :P hihi

    bjins grandes ;)


    PS: Tava só a brincar :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Elvira!
    Há muito tempo que não como estes bolinhos de peixe que gosto muito. Só de olhar para eles, quase que sinto o seu sabor crocante...Uma excelente ideia sua, como sempre!
    Beijinho
    (Leonor)

    ResponderEliminar
  8. Ficaram fantásticos esses bolinhos.

    Será que ficam bons no forno??? tenho evitado os fritos e as receitas que normalmente frito tenho colocado no forno mas com esses estou na dúvida

    Bjokas e bom fim de semana***

    ResponderEliminar
  9. Não tenho a certeza se estes bolinhos ficam bons assados no forno. 4 colheres (sopa) de óleo, não é o que se chama propriamente fritura... Quando se verte um fio de óleo sobre alimentos panadas que vão ao forno, o óleo acaba por ser totalmente absorvido pelo pão ralado... Enquanto que, na frigideira, a maior parte do óleo fica na frigideira e não nos bolinhos... Mas quem preferir no forno, pode testar. Por mim, acho que não ficam tão crocantes. Mas é apenas a minha opinião. :-)

    ResponderEliminar
  10. Elvira, deliciosa receita, raramente como carne vermelha, e quando "surge" uma receita assim, fico louca pra fazer logo (e comer!).

    ResponderEliminar
  11. Tô na dúvida do qual me tentou mais...se os bolinhos ou as cebolas do post abaixo.
    Os dois são tentadores!!!

    Bjs
    Fla

    ResponderEliminar
  12. Bolinhos de peixe eh sempre uma otima opcao para variar o preparo de pescados. Essa me parece deliciosa para acompanhar as saladas agora no verao.

    Bjs ;>)

    ResponderEliminar
  13. embora eu ande numa de evitar as frituras, acho que estes não me escapam e que vai ser mais uma das tuas receitas a fazer em breve.

    ResponderEliminar
  14. Eu já experimentei (com alterações) e gostei bastante. Venham mais receitas dessas...

    ResponderEliminar
  15. elvira uns blolinhos bem bosn este com pescada e salmao, hum delicia ciomo tudo oq ue faz.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !