5 de outubro de 2008

Piza americana à moda da Gracianne



Apesar das italianas serem as minhas favoritas, de vez em quando gosto de comer pizas americanas. A diferença está toda na massa, fofa, espessa e ligeiramente adocicada. Para esta conservar o seu aspecto de "colchão", a piza não deve ficar sobrecarregada de guarnições. A receita original, muito boa, é da minha querida amiga francesa Gracianne...

Ingredientes para 2-3 pessoas

Massa

- 250 g de farinha de trigo
- 5-6 g de fermento padeiro em pó (1/2 saqueta tipo Fermipan)
- 1 colher (café) de sal fino
- 125 ml de leite morno
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de açúcar

- farinha e azeite q.b.

Molho de tomate

- 1/2 cebola picada finamente
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (café) de orégãos secos
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de malagueta seca moída
- 350 g de tomates maduros picados (sem pele nem sementes)
- azeite q.b.

Cobertura

- 2 fatias de fiambre esfarrapadas em tiras
- 120 g de queijo mozzarella ralado grosseiramente
- 2 cogumelos grandes tipo champignon fatiados
- 4 tomates-cereja cortados em metades
- 2 corações de alcachofras de conserva cortados em metades
- orégãos esmigalhados q.b.


Preparação

Pré-aquecer o forno a 100ºC.

Dissolver o fermento num pouco de leite morno. Colocar a farinha, o açúcar e o sal numa tigela grande. Abrir uma cavidade no meio. Juntar o leite restante e o azeite. Misturar com as mãos e acrescentar o fermento dissolvido no leite. Amassar até formar uma bola.

Colocar a bola sobre a bancada polvilhada de farinha e amassar por 10-15 minutos, até a massa ficar maleável e a despegar das mãos. Formar uma bola e transferir para uma tigela ligeiramente untada com azeite. Cobrir com filme transparente e reservar no forno apagado por 45 minutos.

Entretanto, preparar o molho: aquecer um fundo de azeite num tacho pequeno. Juntar a cebola e o alho e refogar. Adicionar os tomates picados. Temperar com sal, a malagueta moída e os orégãos. Deixar apurar em lume brando por 15-20 minutos, mexendo de vez em quando. Retirar o tacho do lume e triturar até o molho se apresentar liso e homogéneo. Reservar.

Retirar a massa do forno e colocar sobre a bancada polvilhada de farinha. Deixar repousar por 5 minutos. Pré-aquecer o forno a 100ºC.

Untar uma forma para pizza com azeite e estendar a massa na forma, com as mãos. Deixar levedar no forno apagado por 20 minutos. Retirar a forma do forno e ligar este a 210ºC.

Pincelar a massa com molho de tomate e espalhar as tiras de fiambre. Distribuir os cogumelos fatiados, os tomates-cereja e os corações de alcachofra. Polvilhar com orégãos à gosto e o queijo mozzarella. Levar ao forno por 20-25 minutos, a 210ºC. Retirar a piza do forno e servir de imediato.

Ver também : Piza de salsicha à americana

Orégão : Orégano - Fiambre : Presunto cozido - Fermento padeiro : Fermento biológico - Mozzarella : Mussarela

18 comentários:

  1. Olá! Obrigada pela visita ao meu cantinho! Já tenho vindo aqui mas nunca comentei! Tens receitas excelentes!

    ResponderEliminar
  2. Seja com massa italiana ou americana, aqui em casa é sempre sucesso. Todas as semanas tenho experimentado massas diferentes e t~em saído muito bem. Irei experimentar esta também.
    Ficou bonita.

    ResponderEliminar
  3. Oi querida, ficou linda sua pizza! O recheio tem todos os ingredientes que eu adoro... vale a pena tentar fazer em casa!
    Um beijo pra ti!

    ResponderEliminar
  4. Elvira estou mesmo com saudades de comer uma pizza!A tua está uma delicia. Um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  5. Oi Elvira! Lembrei das pizza que minha mãe fazia em casa, com essa massa mais grossa! Ficou linda! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu por acaso nas pizas sou mais para as italianas, mas essa está tão bonita que eu trincava-a já se pudesse...beijinho

    ResponderEliminar
  7. que delicia essa pizza!! PAssa la no meu blog, tenho um mimo pra vc!!
    bjsss

    ResponderEliminar
  8. Elvira cá em casa adoramos pizzas e esta está uma maravilha.Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. A sua massa de pizza já sei de cor, de repende opa, menos fermento? daí é que vi que esta vai leite...
    E como ficou bonita!
    Vou anotar para experiementar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Uma excelente pizza.
    Uma cor douradinha maravilhosa.
    Adorei

    ResponderEliminar
  11. Olá Elvira, também gosto das pizzas americanas. Para variar de vez em quando é bom, mas as que gosto mesmo são as de massa fininha e bem crocantes. Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Adoro pizza... já não faço há muito tempo :) Esta ficou com óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  13. Gosto deste blog ofereci-lhe um premio, para o levantar é só ir ao meu.
    Bjs:-)

    ResponderEliminar
  14. Eu gosto muito de pizzas, e também das com massa alta, mas não sabia da diferença entre italianas e americanas. Ficou muito apetitosa.

    beijos

    ResponderEliminar
  15. Adoro pizza! Esta receita me interessou muito, pois a massa pode ser aberta sem o rolo. Fiquei tentada a fazer!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  16. sabe qual é a minha pizza preferida? a pizza grande!! :-)))

    bjos

    ResponderEliminar
  17. :) Maintenant je sais comment on dit coussin en Portugais.
    Merci chere amie.

    ResponderEliminar
  18. Ontem o jantar foi pizza. Mas não sei porquê mas a massa não me correu muito bem. Já tinha feito uma daqui, muito boa mas a de ontem (de outro blog) correu-me mal... Talvez seja do fermento. Próximo fim-de-semana vou experimentar esta! Tem óptimo aspecto Elvira! :o)

    Beijo

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !