4 de agosto de 2008

Tarte de ruibarbo e frutos vermelhos



O ruibarbo é uma planta muito comum nos jardins do norte da América e da Europa onde é cultivado para os seus caules - as folhas são tóxicas - geralmente usados cozidos na confecção de compotas e sobremesas. Tem um sabor delicado e levemente ácido que combina muito bem com coisas doces. Quando eu vivia em França e que chegava a Primavera, as vitrinas das pastelarias enchiam-se de tartes de ruibarbo para minha alegria, pois gosto imenso. Cá em Portugal, o seu uso ainda é confidencial entre nós, mas já o tenho visto à venda em alguns hipermercados. Os caules que utilizei nesta tarte vieram do quintal alentejano da minha sogra, que teve a boa ideia de lá plantar um pé de ruibarbo. Só vos posso aconselhar a provar, pois as sobremesas com ruibarbo costumam ficar deliciosas, sobretudo se lhe juntarem morangos ou outros frutos vermelhos à gosto. Aqui vai uma receita francesa clássica, tão boa que a tarte foi inteiramente devorada no próprio dia da confecção...

Ingredientes para 6 pessoas

Massa

- 200 g de farinha de trigo
- 100 g de manteiga à temperatura ambiente
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 pitada de sal fino
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de água gelada
- farinha
- manteiga
- pão ralado q.b. (ou bolacha de água e sal ralada)

Recheio

- 150 g de açúcar
- 500 g de caules de ruibarbo
- 200 g de frutos vermelhos lavados e arranjados*
- 1 colher (sopa) de açúcar baunilhado
- 2 ovos grandes
- 250 ml de natas

* usei morangos, framboesas, amoras e groselhas

Preparação

Descascar os caules de ruibarbo, removendo os fios. Cortar em pedaços de 1 cm e colocar num passador de rede fina. Polvilhar com 30 g de açúcar e deixar escorrer por 1 hora.

Preparar a massa: colocar a farinha em monte numa tigela e abrir um poço no meio. Juntar o açúcar, o sal e a manteiga previamente cortada em pedacinhos. Amassar com a ponta dos dedos até obter um areado grosso. Adicionar o ovo e a água. Amassar até a massa se apresentar homogénea e moldável. Formar uma bola e deixar repousar por 1 hora no frigorífico, dentro de 1 tigela polvilhada com farinha.

Pré-aquecer o forno a 210ºC. Untar uma tarteira com manteiga e reservar.

Estender a massa finamente com um rolo na bancada polvilhada de farinha. Forrar a tarteira com a massa. Polvilhar com uma camada fina de pão ralado (impede que a massa fique molhada com a humidade dos frutos).

Escorrer muito bem os pedaços de ruibarbo e espalhá-los pela massa, juntamente com os frutos vermelhos. Polvilhar com 70 g de açúcar e levar ao forno por 20-25 minutos, a 210ºC.

Bater os ovos com o açúcar restante, o açúcar baunilhado e as natas até obter uma mistura homogénea.

Retirar a tarte do forno. Despejar o preparado anterior sobre os frutos vermelhos e o ruibarbo. Baixar a temperatura do forno para 180ºC e levar novamente a tarte ao forno por 10-15 minutos.

Retirar a tarte do forno e deixar arrefecer por completo antes de desenformar. Servir a tarte ligeiramente morna ou à temperatura ambiente. Decorar eventualmente com alguns frutos vermelhos.

Ver também : Salada compoteada de morangos e ruibarbo

Natas : Creme de leite - Pão ralado : Farinha de rosca - Frigorífico : Geladeira - Arrefecer : Esfriar - Tarte : Torta

11 comentários:

  1. Eu ando muito curiosa com o sabor do ruibarbo e cheia de vontade de fazer uma tarte. Infelizmente por aqui ainda só o vi no Corte Ingles e não vou lá muitas vezes, por isso ainda não o comprei. Mas com tanto incentivo acho que me decido! A tua torta ficou linda!

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Nunca vi ruibardo à venda por cá. Tenho curiosidade, só a cor já inspira a grandes sabores :)

    ResponderEliminar
  3. que linda q ficou sua torta Elvira..mto convidativa!! bjs

    ResponderEliminar
  4. Vamos lá ver se, quando vier de férias, experimento uma receita com ruibarbo (que pode muito bem ser esta!). Imagina que nunca provei!

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Elvira gostei muito mas eu não conheço deveria ficar bom feito com as minhas amoras que tenho andado a apanhar. Um bjo Natércia...

    ResponderEliminar
  6. Ola querida Elvira!
    Ja provaste Crumble de Ruibarbo e Maca? é uma delicia! é uma receita britanica muito boa que normalmente se acompanha com Custard - creme de pasteleiro(talvez das melhores da gastronomia inglesa) eheh =)

    Gostei do delicioso aspecto da tua tarte!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ando tão curiosa em relação ao ruibarbo mas também nunca encontrei à venda. Na minha cabeça imagino que deva ser muito saboroso e ando mesmo desejosa de o poder usar numa tarte mas aqui na minha zona não há... Talvez um dia vá a Lisboa comprar de propósito :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Sempre vejo ruibarbo no supermercado, mas nunca comprei. Como não conheço fico com medo de fazer e não gostar.
    Nas lojas de doces ainda não vi, o que seria ótimo para poder experimentar.
    Esta sua sugestão parece maravilhosa!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  9. Nesse final de semana ganhei dois maravilhosos livros de receitas: um com várias receitas e outro com um capítulo inteiro dedicado ao ruibarbo. Infelizmente, ele não existe à venda por aqui e nunca tive a chance de experimentar...

    ResponderEliminar
  10. PARABÉNS PELO BLOG!!!
    Demonstra claramente o quanto aprecia a cozinha, e faz dela uma arte...
    Mas quanto a esta Tarte já comi, é verdadeiramente deliciosa, incentivo todos a provar!!
    De facto a q que eu comi, foi eleborada por alguém que veio de França, e ficámos rendidos, de tal forma que a minha avó plantou ruibarbo para podermos deliciar-nos muitasssss vezes.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !