19 de julho de 2008

Fusilli integral à provençal



Um pratinho de massa simples mas todavia muito bom...

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de massa fusilli integral (parafuso)
- 100 g de cogumelos pequenos tipo champignon enlatados
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 120 g de toucinho fumado cortado em cubinhos
- 10 azeitonas verdes
- 1 cebola grande cortada em tiras
- 3 colheres (sopa) de natas
- sal & pimenta moída na altura
- queijo parmesão ralado finamente (opcional)

Preparação

Levar a massa a cozer al dente em bastante água a ferver temperada de sal.

Escorrer e lavar os cogumelos em água fria corrente. Escorrer novamente.

Aquecer o azeite numa frigideira e juntar os cogumelos inteiros. Saltear em lume forte até ficarem ligeiramente dourados.

Adicionar os cubinhos de toucinho, as azeitonas e as tiras de cebola. Saltear mais um pouco, mexendo com frequência.

Juntar as natas. Temperar com sal e pimenta. Envolver e deixar fervilhar em lume brando por 2 minutos.

Escorrer muito bem a massa e colocá-la num prato de servir fundo. Adicionar o preparado anterior e misturar delicadamente. Polvilhar eventualmente com um pouquinho de queijo ralado. Servir de imediato.

Massa : Macarrão - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino

11 comentários:

  1. Massa devia ser o meu 2º nome...
    Adoro, qualquer uma! Esta ficou com aspecto fantástico!
    Ia agora bem para o meu almocinho! Afastava o bacon e lá ia o meu garfinho, hihihih...

    ResponderEliminar
  2. elvira que maravilha amiga,estas massinhas aiai o gonçalito adora...jinhos

    ResponderEliminar
  3. Elvira, o tempo de cozedura da massa integral é o mesmo da massa normal?
    Está com um excelente aspecto...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Querida Anna, a massa integral costuma levar mais uns minutos a cozer. É melhor seguir as instruções da embalagem. Eu costumo provar várias vezes enquanto coze. :-)

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  5. Não sei se já disse isto mas a minha dieta é à base de farináceos integrais. Logo, as massas cá em casa são sempre integrais. Excepto as recheadas que ainda não encontrei integrais. Só me faltam as azeitonas, de resto tenho tudo para fazer esta massinha :)

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz massas integrais!!!Mas esta abriu-me o apetite.Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  7. Elvira, para mim os pratos de massa quanto mais simples, melhor... este teu está fantástico.

    ResponderEliminar
  8. Adoro massas e acho que vou experimentar esta sugestao este fim de semana:-)
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Moranguita
    http://docesdamoranguita.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Parece ótima. Eu adoro pratos com massas bem simples.
    Bom findi.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  10. Vou comer uma massinha hoje. O marido já está lá cozinhando para mim :)!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !