24 de maio de 2008

Coelho com presunto e cogumelos



O coelho é uma das carnes favoritas dos nossos vizinhos espanhóis. Sabem cozinhá-lo das mais variadas formas. Aqui segue uma deliciosa receita tradicional habitualmente preparada com cogumelos silvestres. Como já não era época deles, usei pleurotos e ficou muito bom, mas julgo que qualquer outro tipo de cogumelos frescos serve (champignon, portobello, porcini, etc.)...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 coelho cortado em pedaços
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebolas picadas finamente
- 3 dentes de alho picados finamente
- 200 g de fatias de presunto cordadas em pedaços ou em tiras
- 300 ml de vinho tinto forte
- 250 g de cogumelos frescos fatiados ou cortados em pedaços
- sal & pimenta moída na altura
- salsa picada q.b.

Preparação

Aquecer o azeite em lume médio numa caçarola grande. Juntar os pedaços de coelho e alourar de todos os lados por aproximadamente 5 minutos. Retirar os pedaços de coelho da caçarola e reservar num local aquecido.

Adicionar as cebolas e os alhos picados à caçarola. Cozinhar em lume brando por 5-6 minutos, até as cebolas se apresentarem macias.

Aumentar o lume e juntar os pedaços de presunto. Cozinhar por 3-4 minutos, mexendo com frequência. Adicionar os pedaços de coelho e o suco que foram libertando.

Regar com o vinho tinto. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e baixar o lume. Cobrir a caçarola com uma tampa e cozinhar em lume brando por 40 minutos, virando os pedaços de coelho e mexendo de vez em quando.

Juntar os cogumelos e envolver. Cobrir novamente e deixar cozer por mais 12-15 minutos. Polvilhar com salsa picada e servir de imediato. Acompanhar com puré de batata caseiro.

Ver também : Coelho com cogumelos / Coelho com cenouras, cogumelos e estragão

Presunto : Presunto defumado
Pimenta : Pimenta do reino
Aquecer : Esquentar

4 comentários:

  1. Elvira, adoro coelho de tudo o que é jeito mas desde que estou em Londres nao encontrei para comprar. com certeza tem, um dia eu acho.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já guardei a receita na pasta «Elvira», pis esta não me escapa... Adoro coelho!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. gosto muito de coelho mas nunca o preparei.Esta receita parece ótima.

    ResponderEliminar
  4. Elvira, experimentei esta receita ontem e ficou deliciosa! Acompanhei com arroz de jasmin ( não tinha batatas para puré, rsss...).
    Boa semana e obrigada por mais uma!
    Bjos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !