6 de fevereiro de 2008

Caldo Verde



O meu marido e eu somos fãs desta sopa portuguesíssima – quase um prato nacional - que tanto agrada aos mais velhos como aos mais jovens, aos habitantes do campo como aos das cidades. Caldo verde é bom, e pronto...! Existem ligeiras variantes de uma região do País para outra. Esta é a receita que costumo fazer em casa. Para saborear numa tigela de barro, junto à lareira...

Ingredientes para 4 pessoas

- azeite q.b.
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 250 g de couve portuguesa ou galega cortada em tiras finíssimas
- 750 g de batatas cortadas em cubos
- sal & pimenta
- 180 g de chouriço de carne cortado em rodelas finas

Preparação

Aquecer 100 ml de azeite numa panela. Juntar a cebola e os alhos picados. Refogar até a cebola se apresentar macia e transparente, sem queimar.

Juntar os cubos de batata e envolver. Regar com 1,5 l de água quente e levar a ferver. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume médio por aproximadamente 20 minutos. Temperar com sal e pimenta.

Retirar a sopa do lume e triturar com o auxílio de uma varinha mágica ou de um liquidificador. Se a sopa parecer muito espessa, juntar mais um pouco de água. Colocar novamente a sopa ao lume e levar a ferver.

Adicionar as rodelas de chouriço e as tiras de couve. Cozinhar por mais 7-10 minutos. Rectificar os temperos e retirar a panela do lume. Regar com um fio de azeite e servir de imediato, acompanhando com broa de milho.

Pimenta : Pimenta do reino
Chouriço : Lingüiça portuguesa
Varinha mágica : Mixter

18 comentários:

  1. caldo verde é bom e pronto! :)

    e faz saudades de portugal...

    excelente blog!
    *margarida

    ResponderEliminar
  2. pronto, claro que um caldo verde é uma delícia (eu diria que metade do caldo está na quelidade do chouriço); uma variante de que gosto muito´consiste em substituir parcialmente as batatas por favas; fica ainda mais saboroso.

    ResponderEliminar
  3. aqui no Brasil depois do bacalhau o caldo verde é o mais apreciado da culinária brasileira. Agora em termos de consumo o caldo verde dispara, haja visto p reço do bacalhau por aki.Em junho temos as tradicionais Festas Juninas e o caldo verde, de uns anos pra cá foi agregado aos cardápios, e hoje já está mais do que consolidada sua adesão vitalícia...Tbm pudera...
    E o seu Elvira ...hummm....imagino que deve ter ficado delicioso.

    Beijos!!!
    E o seu Elvira ...hummm....imagino que deve ter ficado delicioso.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a Elvira. O difícil é não se gostar dessa sopinha...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Elvira tem toda a razão. Quem não gosta de caldo verde?! O seu está lindo!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. eu simplesmente adoro esse caldo! Aprendi a fazer com o meu tio. Fundamentalmente, a única diferença está em usarmos pedacinhos de bacon também!

    beijos!
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Bem quem não gosta de caldo verde,o teu está uma maravilha.O cupido fala em vez de batatas levar favas,não deve ser má ideia,realmente tenho aprendido tanto em tão pouco tempo...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  8. Elvira, que bom 'te ver'!!!
    Voltei de férias e já estou por aqui para me atualizar nas suas delícias!
    E que bom este caldo verde! Hoje é um ótimo dia para saboreá-lo, pois apesar de estarmos no verão, a temperatura permite uma sopinha gostosa!
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  9. Elvira adoro caldo verde , mas quase não faço aqui em casa. Sua receita foi anotada e vai ser testada por aqui!! Bjs

    ResponderEliminar
  10. Amo caldo verde! Para mim, é comfort food total. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Reconfortante é mesmo a palavra indicada!

    bjs

    ResponderEliminar
  12. Amiga, dos pratos portugueses acho que o caldo verde é meu favorito! Tenho uma receita muito boa, mas vou testar a sua assim que o inverno chegar por aqui...
    Um beijão, querida!

    ResponderEliminar
  13. adoro caldo verde, o pessoal já tinha saudades tuas e das novidades!
    Jinhos

    ResponderEliminar
  14. Elvira, quando moramos em Belém do pará tinhamos muitos vizinhos portugueses e minha aprendeu a fazer caldo verde com eles. Por isso cresci tomando esta delícial

    ResponderEliminar
  15. Fiz a tua receita de caldo verde hoje, e ficou ótima, Elvira! Posso publicar no blog com os devidos créditos? Bj

    ResponderEliminar
  16. Claro que podes, Marcia. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Vou tentar esta receita hoje para receber minha mae!! Direi se fiz certinho!!!! :) Obrigada

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !