26 de dezembro de 2007

Sapateira recheada



Agradeço muito os votos de boas festas que tenho recebido através deste blog e por e-mail. Vocês são uns queridos...! Espero que tenham passado um Natal muito feliz, caros visitantes. O meu foi agradavelmente passado em família na casa alentejana dos meus sogros onde, como é hábito, não faltaram coisas boas para comer e beber. Petiscamos esta sapateira recheada para acompanhar uma garrafa de champanhe servida antes do almoço de ontém. Muito boa...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 sapateira viva com 1 kg
- 3 colheres (sopa) de maionese
- 1 colher (sopa) de pão ralado
- miolo de 2 pãezinhos
- 1 copo de cerveja
- 1/2 colher (sopa) de pickles picados
- 1/2 colher (sopa) de alcaparras picadas
- 1 colher (chá) de mostarda
- sal & pimenta
- umas gotas de molho de piri-piri (ou Tabasco)

Preparação

Levar bastante água temperada de sal a ferver. Juntar a sapateira e deixar cozer por 15 minutos após a retoma da fervura. Escorrer a sapateira e deixar arrefecer por completo.

Demolhar o miolo de pão na cerveja por 15 minutos. Escorrer muito bem e reservar.

Remover as patas da sapateira e partir para extrair a carne. Cortar delicadamente a carapaça da sapateira em toda a volta, formando um abertura grande e oval. Retirar a carne com o auxílio de um garfo.

Colocar a carne da sapateira numa tigela. Juntar o miolo de pão demolhado, a maionese, os pickles, as alcaparras, a mostarda, o molho de piri-piri, sal e pimenta. Misturar muito bem.

Rechear a sapateira com o preparado e polvilhar com o pão ralado. Levar a gratinar por alguns minutos debaixo do grelhador do forno. Retirar a sapateira do forno e deixá-la arrefecer por completo. Servir com pão torrado e salada.

Pão ralado : Farinha de rosca
Pimenta : Pimenta do reino
Molho de piri-piri : Molho de pimenta

6 comentários:

  1. Esta receitinha e igual a da minha familia,usamos sempre em festas ou ocasioes especiais.A unica diferenca e que substituimos o pao por broa de milho,fica mais crocante.
    Tem muito bom aspecto

    ResponderEliminar
  2. ora aqui esta uma iguaria que nunca digo que não.

    ResponderEliminar
  3. A Elvira até adivinhou que eu andava à procura de uma receita de sapateira, mas esta com pickles... depois do Ano Novo conto como foi!

    ResponderEliminar
  4. Minha querida, minha rainha,
    Há que tempos que ando para passar por aqui para te "roubar" uma receita, pois já ando enjoada das comidas mais do que normais...
    Antes de mais quero desejar-te a continuação de umas boas festas e que tudo na tua vida seja sempre o que dela esperas! Mesmo "ausente" continuo a buscar inspiração aqui!
    Bem, agora falemos de sapateira. Eu sou completamente fã de sapateira. Talvez seja dos poucos tipos de marisco que ainda vá comendo, pois devo ter pago um Karma qualquer e já não ligo muito aos bichinhos rosa de muitas perninhas. Mas a desgraçada da sapateira... coitada... ainda assim é do que mais gosto. Vou então preparar uma coisinha destas para sábado já que é um dia "beaucoup" especial "por moi"..;)
    Minha querida, posso não comentar, mas não há refeição em que não pense em ti ("O que faria a Elvira com estas fêveras? ou com este salmão?"... etc. etc.
    Beijinhos doces desta tua Amiga que muito te admira e estima!
    Do coração!
    Carmen

    ResponderEliminar
  5. querida elvira, mas que coisa tão requintada.. muito chique mesmo
    nós no natal também comemos sapateira, preparada pela minha cunhada, mas não tinha o aspecto tão apetitoso como a tua tem.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !