18 de setembro de 2007

Espetadas de atum à chinesa



Marinado e grelhado desta maneira, o atum fica aromático e tenro. Uma receita deliciosa para quem aprecia peixe fresco e culinária oriental...

Ingredientes para 4 pessoas

- 750 g de postas de atum fresco
- 2 colheres (sopa) de vinho de arroz
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de molho de ostra
- 1 gema de ovo
- 1 colher (chá) de pó de cinco especiarias*
- 2 colheres (chá) de amido de milho (maizena)
- 1 colher (sopa) de molho de soja
- 2-3 colheres (sopa) de água

* um condimento chinês de sabor intenso que contém anis-estrelado, sementes de funcho, canela, cravinhos e pimenta de Szechuan. Comprei-o no supermercado Exotic Asia Market de Sacavém, assim como o molho de ostra, o vinho de arroz e os demais ingredientes exóticos desta receita.

Preparação

Lavar e secar as postas de atum. Cortá-las em cubos grossos e reservar.

Misturar muito bem o vinho de arroz com o sal, o molho de ostra, a gema e o pó de cinco especiarias. Juntar os cubos de peixe e envolver. Deixar marinar por aproximadamente 20-30 minutos.

Escorrer os cubos de atum e espetá-los em espetos de madeira. Grelhar as espetadas sobre um grelhador de cozinha ou no forno até ficarem no ponto, pincelando de vez em quando com a marinada.

Retirar as espetadas do grelhador e colocá-las numa travessa.

Misturar o amido de milho com o molho de soja e a marinada restante. Levar a ferver sem parar de mexer com uma vara de arames, adicionando a água aos poucos até o molho se apresentar espesso e bem ligado.

Servir o molho com as espetadas. Acompanhar com arroz branco.

Vinho de arroz : Saquê - Molho de soja : Shoyu - Cravinho : Cravinho da Índia - Semente : Grão - Pimenta : Pimenta do reino

13 comentários:

  1. A Elvira surpreende-me sempre com estas receitas tão diferentes e com um aspecto delicioso! Para o molho de peixe, não me convide mas para o molho de ostra, pode convidar que eu aceito! :o)
    Descobri aqui uma loja que também vende alguns produtos orientais...vou "investigar" e ver o que por lá encontro!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Gostava de experimentar mas vou-me ficar só pela vontade! É que por cá não é fácil encontrar esses ingredientes.

    ResponderEliminar
  3. Que ideia original, gostei da ideia, cá em casa uso muitos condimentos chineses.



    AMORAS, QUE saudades há anos que não como uma e quando era nova os meus pais tinham uma perto de casa "era o mesmo cinema não gostavam porque manchava tudo"


    Só para rir:
    Fui almoçar a Santarém e pelo caminho o meu filho viu muitos camiões cheios de pimentos, tomates."- Disse mama estes camiões são mágicos "
    Vínhamos do norte só se via obras e mais obras camiões cheios de areia, pedras.

    ResponderEliminar
  4. Elvira essa receita está maravilhosa adorei mesmo.um bjs Natércia))

    ResponderEliminar
  5. Tento imaginar o aroma desse prato, deve ser um luxo!!

    ResponderEliminar
  6. Elvira ,adorei a receita.Primeiro porque adoro atum fresco e segundo pelos temperos que leva.Parece ser maravilhosa

    ResponderEliminar
  7. Elvira, a cada dia fico mais encantada com sua cozinha!!!!

    Vc arrasa sempre!!!

    Bjundas

    ResponderEliminar
  8. Parece-me muito aromática! Gosto muito de atum fresco!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro comida oriental mas nunca provei essas espetadinhas! Têm muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  10. Elvira, s� este molho j� � uma grande receita. Deve ficar bom para marinar qualquer peixe. Que del�cia. Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Hum, eu fiquei imaginando um franguinho no espeto com este molho...

    ResponderEliminar
  12. sem comentários Elvira.... nesta caprichaste

    ResponderEliminar
  13. Fiquei cheinha de vontade de provar estas espetadas de atum...
    Que delicia devem ser!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !