16 de julho de 2007

Carne de porco com ameixas



Por ser levemente ácida, a ameixa fica muito bem em pratos salgados... Uma receita simples e deliciosa para apreciadores de sabores agridoces.

Ingredientes para 4 pessoas

- 800 g de carne de porco magra cortada em cubos
- 1 dl de azeite
- 1 cebola picada finamente
- 4 cenouras cortadas em rodelas
- 2 dl de vinho do Porto
- 400 g de ameixas frescas
- 1 colher (café) de mostarda de Dijon
- sal & pimenta
- salsa q.b.

Preparação

Levar os cubos de carne a dourar de todos os lados no azeite aquecido. Juntar a cebola picada e refogar.

Adicionar as rodelas de cenoura. Temperar com sal e pimenta. Regar com o vinho do Porto e cozinhar em lume brando até a carne se apresentar cozida e macia.

Lavar e secar as ameixas. Eliminar os caroços. Cortar as ameixas em meias-luas e juntá-las à carne. Acrescentar a mostarda e envolver. Cozinhar por 4-5 minutos.

Rectificar os temperos e transferir para um prato de servir. Decorar com salsa e servir de seguida.


Pimenta : Pimenta do reino

6 comentários:

  1. Carne de porco faz um casamento perfeito com frutas. Ficou lindo seu prato! Me deu vontade de pegar um pouquinho. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto muito dessa conjugação. Habitualmente, uso-a para lombo no forno, mas fiquei com vontade de experimentar desta forma.

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro essas misturas agridoces.

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosa a combinação Elvira!! Adorei.

    ResponderEliminar
  5. Fantástica esta carne com ameixas.
    Só experimentei rechear lombo, mas assim é bem mais fácil para um jantarinho especial...

    ResponderEliminar
  6. Aqui apenas acrescentaria umas courgettes em cubinhos quando puser as ameixas. Deste-me uma fabulástica idéia para me desfazer de algumas das maravilhosas ameixas que tenho na geleira!
    Diz-me, minha Rainha, posso fazer doce de ameixa? Se sim, como devo fazer?(respondes-me no meu blog?... sou mesmo abusada.. desculpa!!)
    Beijocas doces

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !