3 de julho de 2007

Bifes de atum à maruja



Cá em casa, o atum fresco é presença constante na lista de compras por ser um alimento energético e magro que combina com muitas receitas. Esta, clássica e saborosa, foi-me inspirada pelo Livro de Pantagruel...

Ingredientes para 4 pessoas

- 750 g de bifes de atum fresco
- 1 cebola grande cortada em rodelas finas
- 1 alho-francês cortado em rodelas finas
- 1 dente de alho picado finamente
- 5 tomates maduros sem peles nem sementes
- 2 dl de vinho branco seco
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- sal & pimenta moída na altura
- farinha q.b.
- 1 ramo de salsa

Preparação

Salpicar os bifes de atum com um pouco de sal grosso (ou flor de sal). Deixar repousar por 1 hora. Secar os bifes de atum e passá-los por farinha.

Aquecer a manteiga com o azeite em lume médio numa caçarola ou num tacho de barro. Juntar os bifes de atum e deixar corar de ambos os lados em lume brando.

Adicionar as rodelas de cebola, o alho picado, o alho-francês e os tomates previamente cortados em cubinhos. Regar com o vinho branco. Temperar com sal e pimenta.

Cobrir com uma tampa e deixar estufar em lume brando, sacudindo o tacho de vez em quando para o peixe não se pegar ao fundo. Cozinhar até o atum ficar bem tenro mas não desfeito.

Retirar os bifes de atum do tacho com o auxílio de uma escumadeira e colocá-los num prato de servir. Cobrir com o molho restante no fundo do tacho e polvilhar com a salsa previamente picada.

Acompanhar com batatas cozidas ao vapor ou em água e regadas com um fio de azeite.

Bife : Filé - Ramo : Maço
Alho-francês : Alho-porró
Pimenta : Pimenta do reino

13 comentários:

  1. Cá em casa também gostamos muito, e faz também parte da nossa lista de compras!
    Parece-me muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Elvira, esta receita tem um aspecto fantástico e vem mesmo a calhar. Não tenho muito o hábito de cozinhar atum fresco, até porque é um peixe caro e muitas vezes tenho dificuldade em encontrá-lo, mas ultimamente tenho-me esforçado por utilizá-lo mais vezes nas minhas refeições. Já tentei comprar os bifes congelados mas da marca que comprei foram uma autêntica desilusão. :(
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Elvira aqui em casa adoramos atum,sua receita está muto apetitosa,vou anotar!

    ResponderEliminar
  4. Além de ser um dos meus pratos preferidos, esta forma como descreves é quase igual à maneira como a minha mãe os confecciona. E diz ela que herdou esta forma de cozinhar da mãe dela.
    Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Elvira, parece uma delícia, ainda não encontrei uma receita que agradasse minha família com atum, vou tentar esta, talvez seja o atum vendido aqui. :-) Bjs!

    ResponderEliminar
  6. Elvira, lindo prato!
    Este livro é fantástico.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Deste livro saem tesouros. Este atum está magnífico.

    ResponderEliminar
  8. Elvira esse seu prato está devinal eu adoro.um bjs Natércia)...

    ResponderEliminar
  9. Ai que delícia!!!! Esse livro é uma beleza, hein???
    Beijos!

    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderEliminar
  10. Um dos meus pratos preferidos!
    A Elvira tem sempre receitas muito boas.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  11. Embora não seja grande apreciadora de atum fresco, esta receita vou anotar. Quando encontrar o dito à venda, vou fazer este prato para o meu marido que, com toda a certeza vai adorar :)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !