24 de maio de 2007

Bifanas no pão



Quem é que não gosta de uma boa bifana no pão quentinha acompanhada por cerveja fresca...? Sempre que fazemos em casa é porque sentimos saudades dos Açores. Na minha opinião, as melhores bifanas de Portugal encontram-se na Ilha Terceira. Sabem-me lá melhor que no continente, não sei bem porquê...! Talvez porque ficam mais saborosas degustadas no meio daquela natureza bela de cortar a respiração, a assistir a uma tourada de corda na companhia de amigos queridos...? Aproveito para deixar aqui um forte abraço a uma certa família da Terra Chã.

Ingredientes para 4 unidades

- 4 bifanas de porco grandes e finas
- 1 colher (sopa) de massa de malagueta dos Açores*
- 2 dentes de alho fatiados
- 1 folha de louro partida em pedaços
- 1 copinho de vinho branco
- sal & pimenta
- 4 bolas
- mostarda doce

* ou massa de pimentão, pimentão doce...

Preparação

Espalmar muito bem as bifanas com um martelinho de cozinha (ou colocá-las entre película aderente e bater com o rolo da massa). Remover a eventual gordura.

Colocar as bifanas num prato fundo. Temperar com sal, pimenta, a massa de malagueta, o alho, o louro e o vinho branco. Envolver muito bem e cobrir. Deixar repousar no frigorífico por 4-5 horas ou de um dia para outro.

Escorrer as bifanas, reservando a marinada. Grelhar as bifanas na churrasqueira, pincelando de vez em quando com a marinada (há quem goste mais de as fritar em óleo ou em banha, dependendo dos gostos e das dietas...).

Torrar ligeiramente os pães. Colocar as bifanas nos pães. Cortar as sandes em metades e servir de seguida, acompanhando com a mostarda doce à parte.

Bifana : Bife, filé - Frigorífico : Geladeira
Pimenta : Pimenta do reino - Pimentão doce : Paprika

19 comentários:

  1. Já comia uma agora ao almoço!
    Parecem-me deliciosas!

    ResponderEliminar
  2. Elvira mande ai uma já estou com fome.um beijo...Natércia.

    ResponderEliminar
  3. boa tarde!!!!

    Elvira era possivel dizer-me o que são nos ingredientes: 4 bolas

    Obrigado
    Linda

    ResponderEliminar
  4. Querida Linda: as bolas são pãezinhos rústicos como os que pode ver na fóto.

    ResponderEliminar
  5. Que delícia Elvira. Devem ser realmente muito saborosas.

    ResponderEliminar
  6. Ummm!!!Devem estar uma delicia!!!
    Elvira quando passar por Vendas Novas (Margem sul) não deixe de comer as bifanas feitas nesta região,existem casas em que a especialidade são as bifanas experimente vai adorar!!!
    Obrigada pela dica dos caracois, já fui espreitar outros blogs.

    Beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo Blog! Está delicioso...
    Gostei muito dos comentários à "nossa" fantástica Ilha Terceira! Não estava mesmo à espera... Cumprimentos Terceirenses

    ResponderEliminar
  8. Fiquei também indagando sobre as 4 bolas... Menina, eu adoro sanduíche de pão com carne, me lembra minha infância. Bifanas, é? Que lindinho!!!

    ResponderEliminar
  9. Hum, pois é, aqui acho que eu faria no pão francês, deve ficar uma delícia!

    ResponderEliminar
  10. Ai, bifanas!! Fazem-me lembrar as Festas da Sra da Agonia (famosa romaria do alto minho) porque é aí que eu como bifanas, pão com chouriço, enfim, naquelas barraquinhas que embora com higiene duvidosa me atraiem muito nessa altura! Faz parte da tradição...:)

    ResponderEliminar
  11. Bifanas, bolas, sandes...Elvira, você é um grande barato nesse mundo de trocas, tanto de receitas como de termos lusófonos.
    Cá, temos uma tradição, que é o sanduíche de pernil. Aqui no Rio, é uma tradição que vem dos velhos e cada vez mais raros botecos capitaneados por portugueses. O curioso da sua receita é o preparo: numa "churrasqueira", do jeito que o Ceguinho gosta.
    As bifanas são de que corte do porco?
    Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Caro Ricardo: a bifana é o filé, a febra do porco.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  13. Elvira, que delícia! gosto muito de tudo feijo na grelha ou churrasqueira. a carne fica bem suculenta. e já vai servir pra molhar e dar sabor ao pao,ne?!/ Sempre tive muita vontade de ir aos Açores.Chego lá.

    ResponderEliminar
  14. Elvira, que belo petisco, as melhores bifanas que comi e que gostei muito foram em Vendas Novas, tem lá uma casa que serve bifanas no pão que são deliciosas, com pão ligeiramente torrado, bifanas finas e tenras, tal como eu gosto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Pois eu ainda hei-de abrir uma tasca de bifanas... Pq não com estas?!...:) Se der lucro, não me esqueço da dona da receita (nem da Terceira...:))...
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Estas bifanas no pão fizeram-me companhia ontem durante o Euro...Ao contrário da nossa selecção, tiveram muito sucesso: são deliciosas. Obrigada pela receita.

    Isabelle

    ResponderEliminar
  17. Ontem fiz as bifanas: BUONISSIME!!!
    Igualzinhas às que comia quando estava em Portugal!!!!
    Bravissima Elvira! As tuas receitas são sempre um sucesso!!!!
    Baci dall'Italia :D
    Sara

    ResponderEliminar
  18. bifanas boas só no passion-café em vendas novas em que a patroa é a senhora mais idosa da zona a conféciona-las o resto é conversa até tem sopa de feijão com hortaliça á maneira antiga e as boas sobremesas que nos deixam com água na boca.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !