22 de novembro de 2006

Entrecosto estufado com chouriço



Começou a época das matanças de porcos um pouco por todo o País. Gosto muito deste tipo de pratos típicos que são servidos durante as matanças. A receita é da Ilda, uma tia do meu marido oriunda da Beira Baixa.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1,2 kg de entrecosto de porco
- 1 chouriço de carne
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 folha de louro
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (chá) bem cheia de colorau*
- 2 copos de vinho tinto ou branco
- 2 hastes grandes de salsa
- 600 g de batatinhas descascadas
- sal & pimenta

* pimentão doce

Preparação

Cortar o entrecosto em pedaços pequenos. Fatiar o chouriço em rodelas. Reservar.

Aquecer o azeite com a folha de louro numa panela de barro. Juntar a cebola, os alhos e as rodelas de chouriço. Refogar por uns minutos.

Adicionar os pedaços de entrecosto e alourar de todos os lados, mexendo com frequência. Temperar com sal, pimenta e o colorau. Regar com o vinho e levar a ferver.

Juntar a salsa inteira e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por 2 horas. Se for necessário, adicionar pequenas quantidades de água durante a cozedura para a carne não secar.

25 minutos antes do final da cozedura, adicionar as batatinhas e água suficiente para a cozedura destas. Deixar cozer. Rectificar os temperos e servir de seguida.

4 comentários:

  1. Para mim tudo o que meta entrecosto é um regalo.
    Este prato também fica muito bom com umas ervilhas salteadas a acompanhar, no fim de cozidas deitar um bocadinho do molho da carne e deixar apurar, fica 5*

    ResponderEliminar
  2. Ah.. :D que blog delicioso! Obrigada por participares no festival de bolos de chocolate. Adorei o teu cantinho e vou voltar ;)
    ***

    ResponderEliminar
  3. Que sabor deve ter esse prato. Ai ai ai a listinha de coisas pra fazer na cozinha só vai crescendo. risos

    ResponderEliminar
  4. Ai ai ai essas receitas das Beiras... Assim, além do kilo que já engordei depois de ter entrado para estas coisas dos blogues culinarios, vou ganhar uns 2 ou 3 !!! Entrecosto é das minhas carnes favoritas :)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !