26 de outubro de 2006

Pudins de leite condensado



Sou louca por leite condensado...! Quando vi a receita desta sobremesa numa revista de culinária, não resisti em testá-la. E não me arrependi...

Ingredientes para 6 pessoas

- 6 folhas de gelatina sem sabor
- 1 dl de leite
- 1/2 lata de leite condensado
- 5 dl de natas
- 1 pitada de baunilha em pó
- compota de frutos silvestres
- 1 raminho de hortelã fresca

Preparação

Demolhar as folhas de gelatina num pouco de água fria por +/- 5 minutos. Escorrer muito bem a gelatina, apertando com as mãos. Colocar num tacho com o leite e aquecer em lume brando, mexendo com uma vara de arames até a gelatina dissolver por completo.

Retirar o tacho do lume e juntar o leite condensado. Envolver muito bem e incorporar as natas previamente batidas com a baunilha.

Passar o interior de 6 forminhas por água fria. Escorrer sem secar. Distribuir o preparado pelas forminhas e levar a solidificar no frigorífico por pelo menos 2 horas.

No momento de servir, espalhar um pouco de compota de frutos silvestres no fundo de pratos de sobremesa. Passar rapidamente a base das forminhas por água quente e desenformar delicadamente os pudins sobre a compota, com o auxílio de uma lámina fina.

Decorar com folhinhas de hortelã e servir.

5 comentários:

  1. Elvira, que bonita sobremesa, dá até vontade de pegar numa colher e provar!!!

    ResponderEliminar
  2. Elvira,

    Aqui no Brasil acho que chamamos essa sobremesa de flan (pois o pudim de leite condensado é assado em banho maria) - ficou tão apetitosa!

    ResponderEliminar
  3. Que lindo q esta! Adoro sobremesa cremosa, esse seu pudim devia estar bom demais!
    E eh mesmo como a Patricia falou, no Brasil esse esta mais p/ o flan!
    Vc ja provou do pudim de leite condensado feito no modo Brasileiro? (assado no forno em banho maria)
    Eh tbem suuuper gostoso! Aposto q vc iria adorar, ainda mais se gosta do sabor do leite condensado! (e quem nao gosta, nao eh mesmo?!)
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Eu também sou louca por leite condensado.... tenho que ver se tens por aqui mais receitas com o dito cujo, nham nham....

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !