20 de outubro de 2006

Cotovelinhos gratinados



Em França, este prato simples é muito apreciado quando chove ou que as noites começam a ficar mais frescas... Cada família tem a sua receita do "gratin de coquillettes". Esta é a versão do célebre e jovem chefe Cyril Lignac, que além de ser proprietário de um restaurante parisiense famado, também anima vários programas de culinária no canal M6.

Ingredientes para 2 pessoas

- 150 g de cotovelinhos
- 2 fatias grandes de fiambre
- 100 g de queijo emmental ralado
- 25 cl de leite
- 20 cl de natas
- 20 g de farinha
- 20 g de manteiga
- 2 gemas
- nóz-moscada moída q.b.
- sal & pimenta
- 1 fio de azeite
- manteiga q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Cortar as fatias de fiambre em tiras e reservar.

Levar a massa a cozer "al dente" em água a ferver temperada com sal e um fio de azeite.

Derreter a manteiga num tacho. Deixar que fique com uma cor de avelã e juntar a farinha. Misturar muito bem. Adicionar o leite em fio, sem parar de mexer com uma vara de arames. Levar a ferver sem parar de mexer. Deixar engrossar um pouco e incorporar as natas.

Retirar o tacho do lume e incorporar as gemas. Temperar com sal, pimenta e uma pitada de nóz-moscada. Adicionar as tiras de fiambre e misturar muito bem.

Escorrer os cotovelinhos e passá-los rapidamente sob água fria. Escorrer novamente e juntar ao tacho de molho branco com fiambre. Envolver.

Espalhar uma camada de massinhas no fundo de uma assadeira e polvilhar com queijo ralado. Cobrir com outra camada de cotovelinhos e recomeçar até se esgotarem os ingredientes, terminando com queijo ralado.

Espalhar pedacinhos de manteiga pela superfície e levar a gratinar no forno por 10-15 minutos, a 180ºC. Servir de seguida.

7 comentários:

  1. Hoje está um dia perfeito para testar esta receita. Ainda não parou de chover...

    que foto apetitosa! hummmm...

    ResponderEliminar
  2. Que delicia de foto. Mais uma receita pra se fazer. Alias ontem eu fiz uma receita sua, vou postar lá no blog depois.

    ResponderEliminar
  3. Esta pasta está de dar água na boca!

    ResponderEliminar
  4. Era um bom jantar parta mim este gratin de coquillettes. Mas estou com uma preguiça tão grande que vou só fazer uma sopa, ainda assim trabalhosa de mais para a vontade que tenho de ir para junto do fogão :( Interessante o promenor da manteiga queimada.

    ResponderEliminar
  5. Hmmm..passando aqui prá deixar um beijo e saio feliz por já saber o que fazer amanhã no jantar...tão simples e deve ficar muuito bom!

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto delicioso! Tenho experimentar..

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !