12 de setembro de 2006

Lasanha de soja à bolonhesa



Não que eu seja especialmente vegetariana, mas após ter lido em vários blogues e sítios que os nacos de soja não tinham assim um sabor tão mau como se pensava, resolvi experimentar esta receita. E realmente, fiquei surpreendida pela positiva. A soja - um alimento vegetal sem nenhuma gordura e muito rico em proteínas - ficou com o ar e o sabor da carne de frango picada. Sinceramente, achei esta lasanha tão boa como aquela que costumo habitualmente preparar com carne.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 chávenas* de nacos de soja
- 4 chávenas de água tépida
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebolas picadas
- 3 dentes de alho picados
- 3 tomates grandes e maduros picados grosseiramente
- 1 folha de louro
- ervas de Provence (tomilho, alecrim, orégãos...)
- sal & pimenta
- 1 l de molho bechamel
- 9-12 folhas de lasanha sem pré-cozedura
- azeite q.b.
- pão ralado q.b.
- queijo ralado q.b.

* 1 chávena = 1 boião de iogurte



Preparação

Demolhar os nacos de soja na água por 35-45 minutos. Escorrer muito bem e picar não muito finamente. Reservar.

Preparar o molho bechamel como explicado aqui.

Alourar o alho e a cebola no azeite aquecido. Juntar os tomates picados e misturar. Deixar apurar um pouco em lume brando e adicionar o soja. Temperar com sal, pimenta e ervas de Provence à gosto. Cozinhar em lume brando por 15 minutos, mexendo de vez em quando.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Untar uma assadeira quadrada ou rectangular com um pouco de azeite. Cobrir o fundo com molho bechamel e colocar folhas de lasanha por cima. Espalhar uma camada de molho de tomate e soja e outra de molho bechamel. Cobrir com folhas de lasanha e repetir esta operação até os ingredientes esgotarem.

Terminar com folhas de lasanha cobertas de molho bechamel. Polvilhar com pão ralado e queijo à gosto. Levar a assar no forno por 45-50 minutos. Servir de seguida.

3 comentários:

  1. Ai que delícia. Adoro soja e nunca a usei no preparo de lasanhas. Elvira, vc tem sempre ótimo paladar. Está sempre compartilhando conosco suas receitas originais. ;)

    ResponderEliminar
  2. Depois de demolhar, costumo temperar a soja como se fosse carne. Uso-a substituindo uma por outra, sem grandes truques. Experimenta cozinhar seitan, não precisa de demolhar, absorve bem os temperos e também é muito bom :)

    ResponderEliminar
  3. olá elvira ! eu costumo fazer com a soja granulada, que dá menos trabalho , escusas de estar a picar e fica muito bom . tambem aconselho o seitan, é mto bom e facil de cozinhar. bjs

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !