8 de março de 2006

Pacotinhos de couve



Um prato rústico, bem típico da Polónia e de outros países de Leste.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 couve
- 2 ovos
- queijo ralado
- 150 g de carne de vaca picada
- 100 g de carne de porco picada
- 100 g de salsichas frescas
- 1 chávena grande de arroz cozido
- 2 folhas de louro
- 1 raminho de alecrim
- 1 dente de alho descascado
- azeite, manteiga
- noz-moscada moída
- sal & pimenta

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Separar 12 folhas de couve; lavar muito bem e escaldar em água a ferver durante 2-3 minutes. Escorrer e deixar a secar em cima de um pano.

Remover a pele das salsichas e esfarelar a carne. Misturar com as outras carnes. Reservar.

Aquecer um pouco de azeite numa frigideira, com o raminho de alecrim, o louro e o dente de alho. Juntar a mistura de carnes picadas e cozinhar durante 4-5 minutos. Tirar o alho, o louro e o alecrim da frigideira.

Transferir as carnes para um recipiente fundo. Incorporar o arroz cozido, os ovos e um pouco de queijo ralado. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Mexer muito bem para ligar os ingredientes.

Cortar a base dura de cada folha de couve. Distribuir o recheio pelas folhas de couve. Enrolar, formando rolinhos. Fechar os pacotinhos com palitos de madeira.

Untar um tabuleiro com um pouco de manteiga. Transferir os pacotinhos de couve para o tabuleiro. Espalhar pedacinhos de manteiga por cima. Cozinhar no forno durante 20-25 minutos, virando os pacotinhos à meio do tempo. Servir de seguida.

2 comentários:

  1. Ils me plaisent toujours autant tes choux farcis. La photo est superbe.

    ResponderEliminar
  2. Penso que foi esta receita que provei em Budapeste, mas não me lembro do nome... de qualquer modo vou experimentar fazê-la.
    Obrigada :)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !