25 de outubro de 2011

Massa à bolonhesa rápida


Bolonhesa não costuma ser um prato rápido por definição...? Não se o cozinharmos seguindo a receita italiana genuína, rica e deliciosa. Se tivermos pouco tempo pela frente para preparar o jantar, podemos fazer batota e usar esta, muito mais rápida e fácil, mas todavia saborosa e satisfatória...

Ingredientes para 3-4 pessoas

  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 cenoura ralada
  • 1 cebola, picada finamente
  • 2 dentes de alho, picados finamente
  • 350 g de carne de novilho, picada no talho
  • 1 lata pequena de tomate pelado inteiro (400 g)
  • 120 ml de leite
  • 1 folha de louro
  • 1/2 colher (chá) de tomilho seco
  • 1 pitada de noz-moscada moída
  • sal & pimenta moída no momento
  • 500 g de massa tagliatelle - ou fettuccine, fresca
  • queijo parmesão são jorge ralado (opcional)

Preparação

Aquecer a manteiga juntamente com o azeite numa caçarola, em lume médio. Juntar a cebola picada, os alhos e a cenoura ralada. Refogar por 2-3 minutos.

Envolver a carne picada e refogar por mais 5 minutos, mexendo constantemente. Adicionar os tomates pelados com a respectiva calda, esmagando grosseiramente estes com uma colher de pau.

Juntar o leite, a folha de louro e o tomilho. Temperar com sal, pimenta e a moscada. Misturar muito bem e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e deixar cozinhar em lume brando por 20 minutos, mexendo de vez em quando.

Entretanto, levar a massa a cozer "al dente" num grande volume de água a ferver temperada de sal. Escorrer a massa, reservando aproximadamente 120 ml da água de cozedura num copo. Voltar a colocar a massa no tacho onde cozeu.

Adicionar o molho de carne à massa e misturar delicadamente com uma pinça ou dois garfos. Se o molho parecer muito seco, juntar um pouco da água de cozedura reservada.

Distribuir o preparado por pratos fundos previamente aquecidos. Polvilhar eventualmente com um pouco de queijo ralado e servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)

Massa : Macarrão - Tagliatelle : Talharim - Novilho : Boi - Carne picada : Carne moída - Talho : Açougue - Pimenta : Pimenta do reino

8 comentários:

  1. Deve ser muito boa amiga, pelo menos mais rápida...bjokitass

    ResponderEliminar
  2. Elvira, vejo que substituis sempre o queijo parmesão pelo queijo São Jorge. Nunca experimentei, mas estou tentada a isso já que sou adepta de usar os nossos produtos. Diz-me, o sabor é semelhante?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. A minha receita é parecida (sem o queijo de S. Jorge claro!)

    ResponderEliminar
  4. É verdade, a bolonhesa também pode ser preparada de forma rápida. E tb gosto muito de juntar queijo da ilha em vez do parmesão, há que ir variando os sabores!

    ResponderEliminar
  5. O queijo São Jorge é um óptimo substituto do parmesão. E além disso, é nacional. :)São ambos queijos de muito boa qualidade e da mesma família.

    Dependendo da sua cura, o São Jorge pode ser muito mais intenso e até picante. Pessoalmente, adoro.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Esse pratinho de massa deliciosa, juntamente com o belo copinho de vinho tinto.....sem duvida que ajudaria, a esquecer, o mau tempo que faz lá fora ;)......jinhos

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela resposta Elvira, acho que vou mesmo começar a apostar no São Jorge pois, como dizes, é nacional :)

    ResponderEliminar
  8. Massas sou uma perdida por massas aliás foi a causa de à 2 anos eu ter engordado tantos kilos!! esta receita está uma delicia não a provei mas não me importo nada de À provar :) beijinho
    convido te a conhecer o meu cantinho: http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !