19 de outubro de 2011

Fricadelles


Agora popularizada pela bonita e hilariante comédia Bienvenue chez les Ch'tis - Bem-vindo ao Norte, a região francesa Nord-Pas de Calais sofreu durante muito tempo de uma imagem pouco convidativa. Fuligem das minas abandonadas, fábricas têxteis fechadas, desemprego, pasmaceira, miséria, clima pouco ameno são apenas alguns dos clichés. E no entanto, tem muitos encantos, esse Norte, como cidades lindas e gentes calorosas, muito acolhedoras. Uma simpatia que se traduz na cozinha tradicional daquela região, tão simples e generosa como os seus habitantes. Estas fricadelles vêm de lá, por exemplo...

Ingredientes para 4-5 pessoas

  • 200 g de miolo de pão de véspera
  • 250 ml de leite
  • 500 g de carne de novilho de 1ª qualidade, picada no talho
  • 1 ovo grande
  • 1 colher (sopa) de farinha
  • 4 colheres (sopa) de concentrado de tomate
  • 2 chalotas francesas, picadas finamente - ou 1/2 cebola roxa
  • 2 colheres (sopa) de salsa fresca, picada
  • sal & pimenta moída no momento
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de manteiga - ou de margarina


Preparação

Colocar o miolo de pão previamente esfarelado numa tigela e regar com o leite. Deixar embeber.

Dispor a carne picada numa tigela grande. Juntar o miolo de pão previamente escorrido e muito bem espremido, assim como o ovo.

Adicionar a farinha, o concentrado de tomate, as chalotas picadas e a salsa. Temperar com sal e pimenta. Misturar com o auxílio de um garfo até obter um preparado homogéneo e bem ligado.

Dividir o preparado em oito porções e moldar bolas entre as palmas da mão. Achatar depois as bolas para formar "hambúrgueres".

Aquecer o óleo juntamente com a manteiga numa frigideira anti-aderente. Juntar as fricadelles e deixar dourar de ambos os lados em lume médio, virando a meio da cozedura.

Escorrer sobre papel absorvente e servir de seguida, com salada ou outro acompanhamento à gosto.

Pão de véspera : Pão amanhecido - Carne picada : Carne moída - Novilho : Boi - Talho : Açougue - Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Chalota : Echalote - Pimenta : Pimenta do reino

4 comentários:

  1. Tem muito bom aspecto. Desconhecia esta versão de uns quase hamburguers.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parece-me o tipo de receita de que o meu carnívoro vai gostar :) E eu também, claro! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Elvira. Adorei esta receita. Apesar de ser de origem francesa, cá nos Açores fazemos umas "fricadelles" (ai o meu francês) muito idênticas às quais chamamos de tortas. Tenho no receitasaodesafio a receita publicada se quiseres espreitar.´Vais ver que de aspeto ficaram muito parecidas. Mas nós por cá fazêmo-las com sobras de peixe ou carne. Elas funcionam como um aproveitamento mas que se traduz num prato diferente e petisqueiro. São mesmo viciantes!
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto desse filme, é verdadeiramente hilariante :)
    Fiquei curiosa com as Fricadelles e com imensa vontade de experimentar.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !