13 de março de 2008

Salada morna de batatas



Esta salada é óptima para acompanhar peixe ou carne no churrasco. Também fica bem com uma lata de sardinhas portuguesas de muito boa qualidade, ou até filetes de atum em azeite.

Ingredientes para 4 pessoas

- 750 g de batatas
- 200 ml de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 2 chalotas cortadas em rodelas
- folhas de salsa, cebolinho picado, folhas de estragão...
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Lavar muito bem as batatas e levar a cozer com a pele em bastante água a ferver temperada de sal por 25-30 minutos, ou até as batatas se apresentarem cozidas mas firmes.

Escorrer as batatas e deixar amornar. Descascar e cortar em rodelas.

Colocar as rodelas de batatas num prato de servir fundo. Regar com o vinho branco e reservar.

Preparar o molho, batendo muito bem o vinagre com sal, pimenta e o azeite. Regar as batatas com o molho. Polvilhar com algumas ervas e as rodelas de chalotas. Servir a salada ainda morna.


Pimenta : Pimenta do reino
Cebolinho : Cebolinha verde

9 comentários:

  1. Mais uma receita deliciosa! Há 15 dias que todas as refeições que faço (jantar) são retiradas do seu blog. Tenho comido muito bem e recebido muitos elogios!!!! lol
    bj

    ResponderEliminar
  2. Receita simples e apetitosa. E sem querer você me tirou uma dúvida pois tenho estragão plantado em casa e estava na dúvida se era cerefólio ou estragão? Dúvida esclarecida, descobri que tenho estragão e usarei-o na tua receita. Grato.

    ResponderEliminar
  3. Oi Elvira, que bom que gostou do meu site (www.myfoodtranslator.com.br). Ele é fruto de uma pesquisa de 6 anos. Estive 3 meses sem babá para meu bebê e só agora estou respondendo aos comentários do blog da Cinara, pois tive que priorizar a finalização de meu novo livro que será um guia prático para um gourmet que gosta de se aventurar na cozinha. Favor enviar seu email, para que eu possa te avisar sobre o lançamento: adelaideengler@terra.com.br

    Agradeço a você e a Cinara, pois realmente sou muito dedicada e os elogios são um excelente incentivo!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. que boa saladinha - para mim seria uma dose com atum , sff. :-) beijocas

    ResponderEliminar
  5. Fiquei encantada com a simplicidade da receita. Muito boa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Adoro novas maneiras de fazer salada de batatas - esta aqui está com uma cara ótima, Elvira!

    ResponderEliminar
  7. Essas batatas são muito interessantes, mas suscitaram-me uma dúvida; a aposição do vinho vai dar-lhes um toque de sabores e aromas (por isso, tem que ser bem escolhido), mas vai-se notar o álcool (pronto, depois leva o vinagre e tal). Qual é a "mais valia" que o vinho vem trazer e que tipo de vinho usar (um jovem e frutado)?

    ResponderEliminar
  8. Caro Cupido, sim, sente-se um pouco o vinho, já que as batatas ainda mornas vão ficar envolvidas. No entanto, é melhor que este seja bom. Usei vinho da Estremadura, seco mas frutado.

    Abraço.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !