17 de fevereiro de 2008

Entrecosto com batatas bêbadas



Um prato alentejano simples e rústico mas muito saboroso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de entrecosto de porco
- 1 kg de batatas pequenas
- 2 dl de vinho tinto
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de margarina vegetal
- 1 colher (chá) de pimentão-doce
- sal
- salsa ou coentros frescos

Preparação

Cortar o entrecosto em pedacinhos. Temperar com sal.

Lavar muito bem as batatas, sem descascar. Levar a cozer com a pele em água a ferver temperada de sal por 20 minutos. Escorrer e reservar.

Aquecer o azeite num tacho e juntar o entrecosto. Deixar fritar até ficar bem dourado de todos os lados.

Adicionar a margarina, a cebola, o alho e o pimentão-doce. Envolver e regar com o vinho tinto. Levar a ferver.

Descascar as batatas e juntá-las ao preparado. Cobrir com uma tampa e cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando.

Transferir o preparado para um prato de servir. Polvilhar com um pouco de salsa picada e servir de seguida, acompanhando com salada verde.


Entrecosto : Costela, costelinha - Pimentão-doce : Paprika

9 comentários:

  1. Este entrecosto está com um ar bem suculento!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. É o segundo entrecosto que comento hoje...estou a babar...lindo...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  3. Querida Elvira, que delícia de prato. fiquei ao imaginar o perfume e sabor.vou anotar.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha Elvira... Deve ter ficado maravilhoso ;-)

    Tenho um miminho para si no meu Blog ;-)

    ResponderEliminar
  5. Que delícia esse entrecosto, meu marido vai adorar!
    Beijinhos da Cris

    ResponderEliminar
  6. Receita anotadíssima , quem vai gpstar aqui em casa é meu pai!! Bjks

    ResponderEliminar
  7. Que entrecosto com ar mais apetitoso, adorei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. adorei sua carne..um aspecto lindo super suculento..deu até fome.....bjos

    ResponderEliminar
  9. Adorei este prato! É a minha cara. E não conhecia as batatas. Devem ficar uma maravilha!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !