4 de outubro de 2007

Frango bori-bori




Esta receita do Vitor Hugo deixou-me curiosa logo que foi publicada... Apeteceu-me testá-la no próprio dia em que a vi no excelente blog Prato Fundo. Fui até ao talho mais próximo com a intenção de comprar um frango e, para desgraça minha não havia, por causa de uma senhora que organizava uma grande festa com churrasco em cima da hora, naquele dia, e que tinha levado todos os frangos do talho... Mas não desisti da ideia, sobretudo quando a receita apareceu de novo no Kafka na Praia, com uma apreciação muito positiva da nossa Karen... Parece que esta receita é típica da região pantaneira e fronteiriça do Brasil. A sua especificidade reside nos bori-bori, uns bolinhos de fubá que acompanham o frango, cozidos no próprio caldo deste. O prato não pode ser mais simples, mas é original e muito saboroso, sobretudo se for confeccionado com frango do campo... Obrigada pela descoberta desta delícia, querido chefe Vitor Hugo!

Ingredientes para 4 pessoas

Frango

- 1 frango do campo cortado em 8 pedaços
- 2 cebolas picadas finamente
- 3 dentes de alho espremidos
- 1/2 chávena (chá)* de óleo vegetal
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de açúcar
- sumo de 2 limões
- sal & pimenta
- salsa picada q.b.
- cebolinho picado q.b.

Bolinhos

- 3 chávenas (chá) de fubá de milho**
- 1 chávena (chá) de queijo ralado finamente (mozzarella, emmental, queijo da Ilha...)
- sal
- queijo ralado em fios q.b.

* 1 chávena (xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte
** o fubá é uma espécie de farinha de milho ou de mandioca muito fina bastante usada no Brasil e noutros países de América Latina. Encontra-se à venda juntamente com as farinhas ou os produtos estrangeiros em praticamente todos os supermercados e hipermercados de Portugal.

Preparação

Temperar os pedaços de frango com sal, pimenta e o sumo de limão. Deixar tomar gosto por 30 minutos.

Aquecer metade do óleo juntamente com a manteiga. Adicionar o açúcar e deixar derreter. Juntar as cebolas picadas e refogar até se apresentarem bem douradas e caramelizadas.

Se for necessário, adicionar o óleo restante. Juntar os pedaços de frango e os alhos espremidos. Refogar até os pedaços de frango ficarem bem dourados de todos os lados.

Cobrir com água suficiente para que restem aproximadamente 2 l de caldo no final da cozedura. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 1h00, ou até o frango se apresentar tenro e cozido. Rectificar os temperos.

Preparar os bolinhos: misturar o fubá previamente peneirado com o queijo ralado e um pouco de sal. Juntar colheradas de caldo do frango até a massa ficar firme, maleável e homogénea. Moldar bolinhos e reservar.

Arrumar os pedaços de frango num canto da panela. Colocar delicadamente os bolinhos de fubá no caldo, no espaço restante, sem mexer. Cozinhar por mais uns minutos, sem mexer, até os bolinhos se apresentarem firmes e cozidos.

Transferir os pedaços de frango para um prato de servir e dispor os bolinhos ao lado. Regar tudo com um pouco de caldo. Decorar os pedaços de frango com salsa e cebolinho picados. Polvilhar os bolinhos de fubá com queijo ralado à gosto e servir de imediato.

Talho : Açougue - Cebolinho : Ciboulette
Sumo : Suco - Mozzarella : Mussarela
Pimenta : Pimenta do reino

12 comentários:

  1. Muito interessante e gostoso, de certeza, este frango que ainda por cima tem um nome tão giro...
    Nunca fiz nada com fubá...

    ResponderEliminar
  2. mmmmh, ça doit être très bon!

    ResponderEliminar
  3. Realmente o bolinhos fazem a diferença, são um acompanhamento alternativo ao que estamos habituados.

    ResponderEliminar
  4. Adoro frango ensopado, feito de várias maneiras. Esse me deu água na boca. Já até imagino o frango quase desmanchando e a consistência das bolinhas de fubá! Hmmmmm!

    ResponderEliminar
  5. Também fiquei de olho nesta receita...
    bjinho.

    ResponderEliminar
  6. Menina, nunca tinha ouvido falar...

    ResponderEliminar
  7. É muito saboroso, não é verdade?

    ResponderEliminar
  8. Com um aspecto assim maravilhoso, nimguem resiste.

    ResponderEliminar
  9. Elvira esse franguinho me fez crescer água na boca.um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  10. Elvira, fico muito feliz que tenha gostado da receita! E não tendo desistido dela, heheheh. =D

    ResponderEliminar
  11. hola sou leidy cabañas e comento que esa e uma receita do prato tipico do paraguay e e uma delicia aqui en Paraguay comemos muito

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !