13 de agosto de 2007

Piza de frigideira



Andava curiosa por testar pizza fritta, como lhe chamam em Itália. É uma piza que não necessita de forno, já que se cozinha numa frigideira. Ideal nos dias de calor ou para quem não tem forno. E fica tão boa como uma piza "normal", acreditem.

Ingredientes para 4 pessoas

Massa

- 10 g de fermento padeiro granulado (1 saqueta Fermipan)
- 1 dl de água morna
- 250 g de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- farinha para polvilhar
- azeite q.b.

Recheio

- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 tomates fatiados
- 200 g de fatias finas de queijo mozzarella
- 50 g de queijo gorgonzola
- 2 fatias finas de presunto cortadas em tiras
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado em fios
- orégãos picados q.b. (ou mangericão)

Nota : quantidades para 4 pizas individuais ou 2 médias, consoante o tamanho da frigideira usada.

Preparação

Dissolver o fermento na água morna. Incorporar a mistura na farinha e juntar o sal. Amassar muito bem durante aproximadamente 10 minutos. Formar uma bola com a massa e colocar dentro de uma tigela polvilhada de farinha. Cobrir com um pano e deixar repousar por 20-30 minutos num local aquecido e ao abrigo de correntes de ar.

Separar a massa em quatro bolas de tamanho idêntico. Estender cada bola de massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de farinha, formando discos adaptados ao tamanho da frigideira.

Aquecer um pouco de azeite numa frigideira anti-aderente. Juntar um disco de massa e e cozinhar em lume médio só de um lado por aproximadamente 7 minutos. Verificar que o disco de massa se apresenta bem dourado do lado onde cozeu e colocá-lo delicadamente num prato, com a face cozida virada para cima.

Pincelar com 1 colher (sopa) de polpa de tomate e adicionar 1/4 das fatias de tomate por cima. Distribuir 1/4 das fatias de mozzarella e espalhar um pouco de gorgonzola previamente esmigalhado assim como 1/4 das tiras de presunto. Polvilhar com um pouco de parmesão ralado e orégãos picados à gosto.

Colocar novamente a piza na frigideira aquecida, com a face crua virada para baixo. Cozinhar por mais 7 minutos em lume médio ou até a massa se apresentar firme e cozida. No final da cozedura, cobrir com uma tampa por 1-2 minutos para o queijo ficar bem derretido.

Retirar a piza da frigideira e mudar o azeite. Recomeçar com os discos de massa restantes. Servir as pizas quentes ou mornas.

Mozzarella : Mussarela
Presunto : Presunto defumado
Orégãos : Orégano

14 comentários:

  1. Que boa sugestão, tenho mesmo de experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Elvira, que boa ideia para não usar o forno...pela foto deve ter ficado óptima, nunca tinha ouvido falar desta pizza na frigideira. Eu provava já, com a hora de almoça a chegar...só de olhar fica apetecer!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Elvira que coisa boa! por aquí têm umas massas já semi-prontas, mas nada como prepará-las fresquinhas, gostei muito da receita!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Elvira aqui no Brasil temos nos supermercados uma massa bem fininha que é destinada a fazer pizza de frigideira e eu já acho uma delícia! Agora fico imaginando essa sua?! Luxo puro! Já anotei a receita!! :)

    ResponderEliminar
  5. Que delícia para um lanchinho! A foto diz tudo!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  6. faz muito tempo que nao como uma pizza frita. vou ter que fazer no proximo sabado. Obrigada Elvira por mais essa receita. beijooo,

    ResponderEliminar
  7. Essa é uma pizza genuinamente prática, combina com minha cozinha, adorei. Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Que jeito me tinha feito esta pizza para os domingos à noite, enquanto não tinha forno...
    Apesar da hora, com esse aspecto, até que ia uma fatia...ou duas :o)
    Esse queijinho está irresistíííííííível!

    ResponderEliminar
  9. Elvira,ameeeeeiiiiiiii a sugestão, acho fantástica! E conheço alguém que não tem forno vai delirar! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. confesso que me faz um pouco de confusão a pizza ser frita, pois nunca tinha ouvido falar em tal..mas se você diz que fica boa, eu nem questiono....

    ResponderEliminar
  11. Aqui é comum pizza frita, tem massa pronta para vender até. Mas eu gosto mesmo é de fazer a massa quando dá tempo. Às vezes eu pré-frito e só uso no outro dia, aí asso normalmente com os recheios. Bom né!!!!

    ResponderEliminar
  12. Olha!!! Não conhecia pizza frita! As coisas que aprendo contigo! Sabes... fiquei curiosa, porque o que mais gosto numa pizza... é da massa (vais-te rir... eu sei!... mas o que fazer... então daquela massa crocante... hummm ai ai..)
    Adorei e ficou registada a idéia!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia. Estou acompanhando o seu blog e ví a receita da pizza e adorei. Adorei porque é feita na frigideira, demais viu. Vou fazer e comentar com meus amigos.
    sayonara

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !