4 de abril de 2007

Sandes agridoces de sardinha



Sou apreciadora de sardinhas em conserva de óleo e, cá em Portugal, temos a sorte de produzir as melhores do mundo (quem disse, foi a edição francesa da revista Elle...). Tenho sempre algumas latinhas na despensa porque são muito práticas para improvisar um snack na hora do almoço ou do lanche. Como estas sandes deliciosas e equilibradas ao estilo inglês...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 latas de sardinhas em óleo (+/- 250 g)
- 4 colheres (sopa) de iogurte natural
- 2 colheres (chá) de mostarda doce (Savora, etc.)
- 1 cenoura ralada
- 1 colher (sopa) de passas de uva
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- sal & pimenta
- 8 fatias de pão de forma integral
- 1/2 maçã verde fatiada finamente

Preparação

Escorrer as sardinhas e esmagá-las grosseiramente com o auxílio de um garfo. Transferir as sardinhas para uma tigela.

Juntar o iogurte, a mostarda, a cenoura ralada, as passas e a salsa picada. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem até o preparado ficar homogéneo. Reservar no frigorífico.

Cortar as fatias de pão em triângulos. Distribuir as fatias de maçã por metade dos triângulos. Barrar com o preparado de sardinha e fechar as sandes com o pão restante. Servir fresco.

Sande : Sanduíche - Frigorífico : Geladeira
Pimenta : Pimenta do Reino

5 comentários:

  1. Elvira, eu tenho um problema com as sardinhas, acabo sempre nao comendo... mas esta sua receita vou tentar, com certeza! felizmente aqui achamos as sardinhas portuguesas bem facilmente! :-) beijao,

    ResponderEliminar
  2. Bem eu não aprecio nada sardinhas e de conserva tb não...embora ja tenha provado patê de sardinha, confesso que esta receita me deixou com água na boca pois a facto de ser uma sandes e a mistura de ingredientes agrada-me. Para um dia experimentar, lá para o verão, nos dias mais quentes... bjs. Su.

    ResponderEliminar
  3. Pois é, graças aos portugueses, que difundiram seu gosto por aqui, as sardinhas são campeãs de popularidade, em lata ou frescas. Eu, como boa carioca, sou fã desse peixinho de carne delicada e sabor pronunciado.
    É tudo de bom.

    ResponderEliminar
  4. Hola Elvira,

    Qué es salsa picada? El sandwich tiene una pinta estupenda para llevarlo al trabajo.

    Un beso!

    ResponderEliminar
  5. Querida Gemma: "salsa" é "perejil". :-)

    Besos.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !