26 de abril de 2007

Risotto com funcho



Fiz este risotto com um pensamento para a querida Eliana - Sabores da Lica, especialista e amadora de risotto de todo o tipo. A receita original é de Maria de Lourdes Modesto*, no entanto só podia sair bem. Uma delícia para quem aprecia o sabor subtil e perfumado do funcho...

* Cozinhar com vegetais, Ed. Verbo

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 400 g de arroz arbório (ou carolino)
- 2 bolbos de funcho
- 150 g de manteiga
- 1 cebola média picada
- 1 dl de vinho branco
- aproximadamente 1,5 l de caldo de legumes (ou de galinha)
- 100 g de queijo parmesão ralado
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Arranjar e lavar os bolbos de funcho, removendo a rama (reservar alguma para a decoração) e as folhas exteriores estragadas. Fatiar finamente os bolbos de funcho no sentido longitudinal.

Aquecer 2 colheres (sopa) de manteiga num tachinho. Juntar as fatias de funcho e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando até o funcho se apresentar cozido mais ainda crocante. Reservar.

Alourar a cebola picada em 2 colheres (sopa) de manteiga. Adicionar o arroz e mexer muito bem até ficar translúcido. Regar com metade do vinho branco e deixar evaporar em lume forte. Regar com o vinho branco restante e com um pouquinho de caldo quente.

Sem nunca parar de mexer com uma colher de pau, adicionar pequenas quantidades de manteiga restante e de caldo quente à medida que o arroz vai absorvendo o líquido, até ficar cozido "al dente" e se apresentar com uma espécie de película fina e engelhada.

Retirar o tacho do lume. Juntar o parmesão ralado e o funcho. Temperar com sal e pimenta. Envolver muito bem e deixar repousar por 5-7 minutos antes de servir. Decorar com a rama reservada.

Funcho : Erva-doce
Pimenta : Pimenta do reino

7 comentários:

  1. Elvira querida você deu novas cores ao meu dia! Fiquei muito feliz em saber que se lembrou de mim ao fazer uma receita. O risoto está lindo, cremoso e eu não tenha dúvidas vou fazer logo logo. :)

    ResponderEliminar
  2. Elvira, quando eu era pequena minha mãe tinha pé de funcho no quintal, e parece que não é o mesmo que erva-doce. Interessante utilizá-lo na culinária, eu sou amante do chá de funcho, com risoto deve ficar ótimo! Beijos

    ResponderEliminar
  3. Já fiz 1001 risottos (porque eu também sou muito fã) mas nunca de funcho! óptima sugestão!

    ResponderEliminar
  4. adoro risoto e adoro funcho, so pode ser bom !

    ResponderEliminar
  5. Elvira querida, amei a sugestão. estou com um funcho na geladeira e esse risoto sai ainda nesta semana. Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Elvira, risotos sao muuuito bons,nao?!/ E este pratinho esta apetitoso.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !