7 de março de 2007

Tempura de gambas




O modo de cozedura dito "tempura" foi introduzido no Japão há cinco séculos pelos jesuítas portugueses. Aliás, "tempura" tem origem na palavra portuguesa "tempero". Trata-se de um frito em polme, delicado e requintado. Os Japoneses costumam cozinhar deste modo pequenos pedaços de peixe, camarão e legumes variados...

Ingredientes para 2 pessoas

- 6 gambas frescas com pelo menos 10-12 cm
- óleo vegetal

Polme

- 1 gema
- 120 g de farinha de trigo
- 1,75 dl de água gelada
- sementes de sésamo (facultativo)

Molho

- 1 colher (sopa) de molho de soja preto
- 1 colher (sopa) de concentrado de tomate
- 1 fio de sumo de limão

Preparação

Arranjar as gambas como explicado aqui :



Prepararar o polme : bater ligeiramente a gema numa tigela. Juntar a água gelada e mexer duas vezes. Adicionar a farinha e misturar delicadamente.

Preparar o molho : misturar os ingredientes do molho. Distribuir o molho por dois recipientes pequenos e reservar no frigorífico.

Aquecer bastante óleo (a 175ºC).

Passar as gambas uma por uma no polme. Eventualmente, passá-las depois por sementes de sésamo.

Mergulhar as gambas no óleo bem quente por muito pouco tempo (3 minutos no máximo). O polme deve ficar levemente inchado, mas não dourado.

Retirar as gambas do óleo com o auxílio de uma escumadeira. Escorrer sobre papel absorvente e servir de seguida, acompanhando com o molho à parte.

Nota : pode-se servir uma entrada mais consistente procedendo do mesmo modo - e usando o polme restante - com fatias finas de curgete e feijão verde acompanhando as gambas.

Sésamo : Gergelim - Concentrado de tomate : Extrato de tomate
Frigorífico : Geladeira - Curgete : Aboborinha italiana - Feijão verde : Vagem

4 comentários:

  1. Hum, que delícia, e o passo-a-passo está excelente.

    ResponderEliminar
  2. Alem desta receita deliciosa, o video esta bárbaro.

    ResponderEliminar
  3. Tempura nada tem que ver com "tempero" - porque haveria de ter se para além de sal não tem tempero algum? - mas sim com "temporae". "Temporae" era como se designavam na época os períodos de recato religioso, como a quaresma, em que se praticava o jejum e não se "podia" comer carne (nem peixe). Claro que durante esses períodos quem mais sofria (como sempre) era o povo que na sua culinária "pobre", reinventava os habituais "peixes (sardinhas) albardados" substituindo o peixe por por produtos vegetais - os "peixinhos da horta".

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !