6 de março de 2007

Bolo de canela com passas de uva

Image Hosted by ImageShack.us

Este é o meu contributo para a Quinzena da Canela promovida pelo novo blog de partilhas culinárias da querida Valentina (também autora do já famoso Trem Bom), o Colher de Tacho. Escolhi confeccionar um bolo muito aromático e fofinho, típico da tradição natalícia portuguesa. Todavia, acompanhada com café ou chá, esta doce especialidade sabe bem em qualquer altura do ano...!



Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 copinho de vinho do Porto
- 50 g de passas de uva
- 100 g de manteiga amolecida
- 150 g de açúcar
- 200 g de farinha para bolos com fermento*
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 2 ovos
- 1 dl de leite
- manteiga para untar

* ou 200 g de farinha de trigo + 2 colheres (sopa) de fermento

Preparação

Colocar as passas de uva numa tigelinha e regar com o vinho do Porto. Deixar macerar por pelo menos 30 minutos. Escorrer as passas, reservando o vinho do Porto.

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma forma redonda (sem buraco) não muito grande com manteiga. Forrar com papel vegetal também untado e reservar.

Bater a manteiga juntamente com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicionar os ovos um por um, batendo entre cada adição.

Peneirar a farinha com a canela (e o fermento, se isso for necessário). Juntar a farinha ao preparado anterior, alternando com o vinho do Porto e o leite, sem parar de bater.

Bater muito bem até a massa se apresentar lisa e homogénea. Acrescentar as passas de uva e misturar delicadamente.

Transferir a massa para a forma e levar a cozer a 200ºC por 10 minutos. Baixar a temperatura do forno para 180ºC e deixar cozer por mais 20-25 minutos.

Deixar amornar e desenformar. Servir o bolo levemente morno ou frio.

7 comentários:

  1. Hum... acho que nunca usei vinho do Porto para cozinhar... deve ficar uma delícia. Bjs

    ResponderEliminar
  2. olá elvira ,então a elvira é de tomar ?!tenho uma teleculinária onde ensina a fazer a famosas fatias de tomar,na receita toda fotografada a senhora usa uma panela própria para fazer as fatias pois tem uma abertura onde se vai deitando água se precisar,a elvira conhece a panela?!existem á venda ?!quanto custam?!beijinhos e obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
  3. Que delícia! Eu adoro bolos com passas.
    Eu também já coloquei a minha receita.

    ResponderEliminar
  4. Querida Zana: já ouvi falar muito dessa panela mas nunca vi nenhuma à venda, nem em Tomar. Talvez se eu perguntasse a alguém da pastelaria Estrelas de Tomar...?

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. obrigado pela disponibilidade ,eu já pensei em fazer na panela de pressão mas como demoram muito tempo tenho medo de desaparecer a água e ainda me explode !!!e as fatias são como pudim??!beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Querida Zana: as fatias parecem um espécie de pudim muito compacto. São deliciosas! :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !