26 de fevereiro de 2007

Bacalhau à Gomes de Sá



Estava com saudades de um bom bacalhau à Gomes de Sá. Gosto muito do sabor rústico deste prato tradicional...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 postas médias de bacalhau demolhado
- 700 g de batatas
- 2 cebolas grandes
- 2 dentes de alho
- 2 dl de azeite
- 2 ovos
- 1 fio de vinagre
- 1 folha de louro
- 1 macheia de azeitonas pretas
- salsa picada q.b.
- sal & pimenta

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Cozer o bacalhau em água a fervilhar por 8 minutos. Escorrer e deixar amornar. Remover cuidadosamente as peles e as espinhas. Desfiar o bacalhau em lascas grossas. Reservar.

Lavar as batatas e cortá-las ao meio. Levá-las a cozer com a pele em água a ferver temperada com pouco sal por 25 minutos. Escorrer as batatas e deixá-las amornar. Descascar e cortar em rodelas. Reservar.

Colocar os ovos num tachinho cheio de água fria. Juntar o vinagre e levar a ferver. Deixar cozer por 10 minutos após levantar fervura. Escorrer os ovos e colocá-los num recipiente com água fria. Deixar arrefecer por completo e descascar. Cortar os ovos em rodelas e reservar.

Descascar as cebolas e os alhos. Cortar as cebolas em meias-luas finas e picar os dentes de alho. Refogar as meias- luas de cebola no azeite aquecido até se apresentarem transparentes. Adicionar o alho picado e a folha de louro. Temperar com um pouco de pimenta e refogar mais um pouco, mexendo de vez em quando. Reservar.

Colocar as batatas em camada no fundo de uma assadeira. Cobrir com as lascas de bacalhau. Regar com o preparado de azeite, cebola e alho, removendo a folha de louro. Espalhar as rodelas de ovo por cima.

Levar a gratinar no forno até a superfície do prato ficar levemente dourada. Retirar a assadeira do forno. Decorar com as azeitonas e polvilhar com salsa picada. Servir de seguida.

6 comentários:

  1. Que rico bacalhau Elvira!
    Já há muito que não como bacalhau à Gomes de Sá, mas não costumo levar ao forno. Da próxima vou experimentar a sua versão.

    ResponderEliminar
  2. É uma das minhas formas favoritas de comer bacalhau...

    ResponderEliminar
  3. Que delícia! Bem apropriado para a época!

    ResponderEliminar
  4. Olá Elvira,
    Também tenho saudades do Bacalhau à Gomes de Sá. Não costumo levar ao forno, mas gostei muito desta versão. Pena é que o meu bacalhau tenha acabado e aqui não há :(, mas há-de chegar nova remessa :)

    ResponderEliminar
  5. Elvira, meu pai é doidinho por este bacalhau, come de lamber os beiços! :)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !