11 de janeiro de 2007

Tarte de alho-francês e salmão fumado



Fiz esta tarte salgada realmente deliciosa e requintada - um clássico, em França - para aproveitar umas sobras de salmão fumado escocês que me restavam das Festas...

Ingredientes para 4-6 pessoas

Massa

- 250 g de farinha
- 125 g de manteiga ligeiramente amolecida
- 2 gemas
- 1 dl de água
- 1 boa pitada de sal fino

Recheio

- 2 fatias grandes e finas de salmão fumado
- 20 cl de natas + 2 colheres (sopa)
- 80 g de queijo emmental ralado
- 3 alhos-franceses não muito grandes (parte branca)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 ovos grandes
- sal & pimenta
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon

- farinha q.b.

Preparação

Preparar a massa : colocar a farinha numa tigela. Adicionar o sal e a manteiga. Juntar as gemas e a água. Amassar muito bem com as mãos. Se for necessário, acrescentar mais um pouquinho de água. Formar uma bola com a massa e deixar repousar no congelador por 15 minutos.

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Lavar e secar os alhos-franceses. Cortá-los em rodelas de 1 cm aproximadamente. Refogar na manteiga por 3 minutos. Temperar com sal e pimenta. Juntar as 2 colheradas de natas e envolver. Cobrir com uma tampa e deixar estufar em lume brando por 5 minutos. Reservar.

Bater os ovos com as natas restantes, sal, pimenta, a noz-moscada e 2/3 do queijo ralado. Reservar.

Cortar o salmão em tiras finas. Reservar.

Estender a massa na bancada polvilhada de farinha com o auxílio de um rolo, formando um disco. Forrar uma tarteira com a massa e picar o fundo com um garfo. Barrar com a mostarda.

Espalhar o preparado de alho-francês pela massa. Cobrir com a mistura de ovos e natas. Polvilhar com o queijo ralado restante e decorar com as tiras de salmão, formando uma estrela.

Levar a a cozer no forno por 35-40 minutos, ou até a tarte se apresentar firme e dourada. Servir a tarte morna ou fria, acompanhando com salada verde.

2 comentários:

Tempere à gosto !